Um rinoceronte branco do norte, espécie ameaçada de extinção, foi transferido, na terça-feira (2/12), do Zoológico Buin, no Chile, para São Paulo. Lá, ele participará de um programa internacional voltado para a conservação da espécie, pois não há possibilidade de reprodução no Chile. O transporte foi realizado pela companhia aérea Latam Cargo, através do programa Avião Solidário.
O animal, chamado Atanasio, é o primeiro rinoceronte a nascer em zoológico durante a pandemia da Covid-19, além de ser um dos poucos rinocerontes brancos do norte nascidos sob cuidados humanos em toda a América Latina.
O rinoceronte branco, espécie a qual Atanasio pertence, está ameaçado de extinção. Estima-se que existam entre 17 mil e 19 mil indivíduos no mundo, sendo 743 mantidos em zoológicos. Na natureza, a caça ilegal e a destruição do habitat causam a morte de mais de mil animais por ano.
O transporte do Atanasio, que pesa cerca de duas toneladas, exigiu meses de planejamento e um trabalho conjunto entre as equipes do Bioparque Buinzoo, SPARX Logistics e Latam Cargo, seguindo rigorosos padrões internacionais de bem-estar animal.
“Mover um animal de grande porte como este requer um trabalho minucioso e um conjunto rigoroso de normas internacionais, garantindo sempre o bem-estar do animal como prioridade máxima”, explicou Roberto Alvo, CEO da Latam, em uma publicação nas redes sociais.

