Medidas ineficazes
Até agora, ministros tentaram usar medidas com restrições locais em vez de fechar totalmente a economia, mas uma análise do Partido Trabalhista divulgada na quarta-feira sugeriu que essas medidas não estão funcionando.
O setor de hospitalidade foi impulsionado em agosto por subsídios do governo para reduzir o custo das refeições em restaurantes. Mas autoridades – incluindo Johnson – já admitiram que a iniciativa “Eat Out to Help out (comer fora para ajudar)” pode ter contribuído para espalhar o vírus, devido ao maior número de pessoas em restaurantes, cafés e pubs.
Existem divisões no gabinete sobre o que fazer. O ministro das Finanças, Rishi Sunak, está preocupado com as implicações para a economia de regras de confinamento mais rígidas. No mês passado, Sunak disse que estaria “pronto para fazer mais” conforme a situação evoluísse para ajudar empresas atingidas por novas restrições. Com o número de casos de coronavírus em alta no Reino Unido, demandas por novas medidas devem se intensificar em breve. Mais de 14 mil novos casos diários foram registrados na quarta-feira (7), quase cinco vezes mais em relação ao mês anterior.
Johnson citou Londres como uma cidade onde a Covid avança, pois dados mostram que 19 das 20 áreas sob lockdown na Inglaterra registraram aumento dos casos. Na Escócia, a primeira-ministra Nicola Sturgeon ordenou que pubs fechassem por duas semanas nas duas maiores cidades do país.