Os Democratas de Nova York escolhem nesta terça-feira (24) o candidato para a prefeitura da maior cidade dos Estados Unidos, que precisará enfrentar o presidente republicano Donald Trump e suas políticas contra a imigração, além de buscar soluções para o alto custo de vida.
Entre 12 candidatos, as pesquisas indicam um confronto entre o ex-governador do estado Andrew Cuomo, que renunciou em 2021 após acusações de agressão e assédio sexual, e Zohran Mamdani, uma jovem promessa da esquerda.
O vencedor das primárias democratas será considerado favorito para as eleições da prefeitura da capital financeira e cultural do país, marcadas para novembro.
Também participa da disputa o atual prefeito democrata, Eric Adams, que concorre como candidato independente, depois de se aproximar de Trump para tentar frear investigações de corrupção contra ele, segundo críticos.
Com 67 anos e ampla experiência política, Cuomo destaca sua vivência e conexões no partido para liderar uma cidade em crise. Ele retorna após ter renunciado devido a acusações de assédio que nega.
Mamdani, nascido em Uganda há 33 anos e com raízes indianas, representa a ala socialista do partido, apoiada por figuras de esquerda como Bernie Sanders e Alexandria Ocasio-Cortez. Atualmente membro da Assembleia do estado pelo distrito do Queens, ele se declara progressista e muçulmano, teve uma campanha viral nas redes sociais e mobilizou muitos jovens voluntários para promover suas propostas contra o alto custo de vida, incluindo ônibus gratuitos, creches e congelamento de aluguéis oficiais.
O aluguel para um apartamento com três quartos em Manhattan ultrapassa os 6.000 dólares mensais.
Sheryl Stein, publicitária de cinquenta anos que se cadastrou como democrata para votar em Cuomo, considera a proposta de Mamdani muito radical. Ela expressou receio sobre a falta de experiência de alguém tão jovem liderando uma das maiores cidades do mundo.
Nova York tem 8,5 milhões de habitantes, incluindo muitos milionários, mas um quarto da população vive na pobreza, segundo estudos recentes.
Andreas, um diretor de operações que votou no bairro exclusivo de Park Slope, no Brooklyn, acredita que a política de congelamento de aluguéis de Mamdani ajudaria moradores que não conseguem mais se manter na cidade, e questiona a representatividade do ex-governador devido aos escândalos.
Esta eleição ocorre em meio a grandes cortes no orçamento e repressão à imigração promovidos pelo governo de Trump. Um dos candidatos, o atual controlador da cidade Brad Lander, foi preso recentemente pela polícia de imigração enquanto tentava proteger migrantes da deportação.
Cuomo conta com o apoio do ex-presidente Bill Clinton, do ex-prefeito Michael Bloomberg e de líderes democratas importantes, destacando sua experiência como diferencial para enfrentar os republicanos.
A votação está aberta para eleitores democratas, e pode ser impactada por uma onda de calor que afeta a cidade. Mais de 380 mil já votaram antecipadamente.