A quarta-feira terá tempo instável em grande parte do Brasil. A combinação de uma área de baixa pressão perto da costa, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) traz chuva moderada a forte, temporais isolados, ventos fortes e acúmulo de água em algumas regiões. Apesar da chuva, o calor continua em várias áreas.
Sul
No leste e litoral do Paraná e Santa Catarina, a chuva será contínua, com trovões e possibilidade de temporais, especialmente no litoral paranaense e no litoral norte catarinense. No norte e nordeste do Paraná, a chuva será mais fraca durante o dia.
Na Serra Gaúcha, a influência do mar mantém chuva leve durante o dia. Nas outras partes do Rio Grande do Sul, no oeste da Região Sul e no sudoeste do Paraná, o tempo será seco, com sol e calor.
A umidade do ar ficará baixa no oeste do RS, oeste de SC e extremo sudoeste do PR, com níveis abaixo de 30%, e ventos fortes entre 40 e 50 km/h na metade sul do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre (RS): tempo seco e quente, máxima de 34°C.
Curitiba (PR): possibilidade de nevoeiro na madrugada; chuva durante o dia, máxima de 27°C.
Sudeste
A ZCAS mantém chuvas desde cedo em grandes áreas de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste, sul e interior de Minas Gerais, além do sul do Espírito Santo. As chuvas serão moderadas a fortes, com raios e trovões.
No litoral paulista e no Rio de Janeiro, a baixa pressão pode trazer uma nova frente fria entre quarta e quinta-feira. Há risco de volumes elevados de chuva entre a Serra fluminense e a Zona da Mata Mineira.
As temperaturas ficarão mais amenas em parte de São Paulo e do sul e Triângulo Mineiro de Minas, enquanto o oeste paulista continuará quente. Ventos podem alcançar 40 a 50 km/h no leste e norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas e litoral norte do Espírito Santo.
São Paulo (SP): chuva durante o dia com risco de temporais; máxima de 26°C.
Rio de Janeiro (RJ): chuva intercalada com períodos de sol; máxima de 34°C.
Belo Horizonte (MG): chuva frequente, com volumes altos; máxima de 27°C.
Centro-Oeste
Chuva moderada a forte no oeste e norte de Mato Grosso do Sul, além do sul, leste e norte de Mato Grosso. Entre o final da manhã e a tarde, a chuva aumenta, com risco de temporais em Goiás, sul e leste de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul.
No noroeste de Mato Grosso, a chuva será irregular; no norte de Mato Grosso e sul de Mato Grosso do Sul, as pancadas serão mais fracas, com aberturas de sol. Ventos poderão variar entre 40 e 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h no extremo sul de Mato Grosso, sudoeste de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande (MS): chuva desde cedo, máxima de 25°C.
Cuiabá (MT): sol entre nuvens com pancadas à tarde; máxima de 31°C.
Nordeste
Chuva moderada a forte no norte da Bahia, Ceará, oeste de Pernambuco e interior do Maranhão e do Piauí, diminuindo pela manhã. Ao longo do dia, as chuvas se espalham por Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, Pernambuco e grande parte da Bahia. No litoral norte, a ZCIT mantém instabilidade. Em Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e áreas da Bahia, o tempo fica mais seco, quente e abafado. Ventos entre 40 a 50 km/h atingem o litoral sul da Bahia.
Norte
As instabilidades continuam, com influência remanescente da ZCAS no Acre, Rondônia e Amazonas, perdendo força durante o dia. Chuva mais forte e isolada no oeste do Amazonas e no sul e leste do Pará nas primeiras horas.
À tarde, a chuva aumenta no oeste, nordeste e sul do Amazonas, além do Acre, Tocantins e Rondônia, com pancadas moderadas a fortes. No nordeste do Pará, há risco de temporais.
No Amapá, a ZCIT mantém instabilidade; no sul do Pará e em Roraima, há mais sol. O calor continua forte, causando sensação de abafamento.
