O principal assunto da pauta foi a possível participação saudita na Organização de Cooperação de Xangai (OCX), informou o Kremlin. A OCX foi fundada em 2001, integrando Rússia, Índia, Cazaquistão, China, Quirguistão, Tajiquistão, Paquistão e Uzbequistão.
Atualmente, uma série de países se mostraram interessados em participar da entidade, como Turquia e Arábia Saudita. Os sauditas, segundo o Kremlin, planejam ingressar como parceiro de diálogo.
O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman observou o crescente papel da OCX nos assuntos internacionais, e expressou a disposição do reino de participar ativamente de suas atividades.
Ainda durante a conversa desta quinta-feira (22), Putin e Mohammed bin Salman discutiram os laços comerciais e econômicos dos países, assim como o crescimento do comércio. Neste sentido, as partes também falaram questões de coordenação para garantir a estabilidade no mercado global de petróleo.
As partes debateram os esforços no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), sendo que o príncipe herdeiro saudita confirmou sua intenção de continuar a aderir aos acordos alcançados.
Além disso, foi comunicado que o reino estará representado “em um nível decente” no próximo fórum internacional “Semana da Energia Russa”, que ocorrerá em Moscou nos dias 12 e 14 de outubro.
Ao fim da conversa telefônica, Putin parabenizou a liderança e o povo da Arábia Saudita pelo 90º aniversário da proclamação do reino, informa o serviço de imprensa do Kremlin.