15.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/06/2025




Putin diz que Otan inventa ameaça russa para elevar gastos militares

Brasília
nuvens dispersas
15.5 ° C
15.5 °
15.5 °
77 %
1.5kmh
40 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
23 °

Em Brasília

O presidente Vladimir Putin, da Rússia, afirmou nesta quinta-feira, 19, que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) criou um “mito” sobre supostas intenções expansionistas russas para justificar o aumento dos investimentos em defesa por parte dos países que compõem a aliança.

Segundo Putin, a ideia de que a Rússia ameaça a Europa é uma mentira absurda, semelhante às propagadas por Joseph Goebbels, ex-ministro da propaganda da Alemanha nazista, que dizia que quanto maior a mentira, mais rápido as pessoas acreditam nela.

Em um encontro com líderes de agências internacionais de notícias em São Petersburgo, o presidente russo afirmou que essa narrativa criada no Ocidente serve para manipular os cidadãos e tirar deles dinheiro. “As elites ocidentais historicamente usam a ameaça do leste para aumentar os impostos e desviar a atenção de problemas econômicos internos”, declarou.

Putin destacou que, mesmo com o aumento dos orçamentos militares em alguns países da Otan para até 5% do Produto Interno Bruto (PIB), essa estratégia não faz sentido, pois a Rússia é autossuficiente em sua defesa e está preparada para neutralizar qualquer ameaça que surgir.

O líder russo também salientou que os países da Otan gastam cerca de 1,4 trilhão de dólares em armamentos, valor superior ao gasto de todos os outros países do mundo juntos, incluindo Rússia e China. Ele questionou, ainda, decisões econômicas do Ocidente, como o embargo imposto ao gás russo pela Alemanha.




Veja Também