22.5 C
Brasília
domingo, 18/01/2026

Proteção e escolta para agentes de segurança pública aprovadas

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
20 °
64 %
0kmh
0 %
dom
28 °
seg
24 °
ter
20 °
qua
18 °
qui
17 °

Em Brasília

Delegado Caveira acredita que a nova medida vai reforçar a segurança pública no país. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei destinado a garantir proteção pessoal e escolta para agentes de segurança pública, incluindo seus familiares, quando houver necessidade devido ao exercício de suas funções.

Até o momento, a lei vigente oferece esse tipo de proteção somente para autoridades judiciais e membros do Ministério Público, assim como escolta para juízes, promotores, defensores públicos e oficiais de justiça.

O projeto também prevê a extensão dessas proteções para as polícias legislativas da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e das Assembleias Legislativas. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Delegado Caveira (PL-PA), referente ao Projeto de Lei 2316/25, de autoria do deputado Sargento Portugal (Pode-RJ).

O relator destaca que o trabalho desses profissionais envolve riscos constantes, expondo-os e a seus familiares a ameaças e retaliações, especialmente em operações contra o crime organizado, em locais perigosos ou durante patrulhamento ostensivo.

Delegado Caveira afirma que garantir a segurança dos agentes contribui para uma atuação mais eficaz e dedicada, pois elimina o medo de represálias contra suas famílias.

O próximo passo para a aprovação da lei é a análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para tornar-se lei, o projeto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Veja Também