27.5 C
Brasília
sábado, 14/02/2026

Projeto Nave impulsiona aprovações no CEM 03 de Taguatinga

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
51 %
5.7kmh
40 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
27 °
qui
20 °

Em Brasília

Até 2023, o Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga aprovava cerca de 20 estudantes por ano em universidades públicas. Com a criação do Núcleo de Apoio aos Vestibulandos (Nave), em junho de 2023, o número de aprovações teve um crescimento significativo. Em 2024, mais de 100 alunos foram aprovados, sendo que cerca de 80 tiveram múltiplas aprovações. Em 2025, o total chegou a cerca de 150, e em 2026 já foram contabilizadas 100 aprovações, com expectativa de mais resultados positivos ao longo do ano.

O Nave é um projeto multidisciplinar voltado para preparar os estudantes para vestibulares, dispondo de um espaço exclusivo na escola e acompanhando os alunos desde o início do ensino médio. Ele envolve professores de várias áreas, focados nas provas do Enem e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). As atividades incluem mentorias individuais, empréstimo de materiais, grupos de estudo fora do horário das aulas, simulados, palestras, orientações para escolha de cursos, aulões e visitas a universidades públicas.

Regina Cotrim, idealizadora e coordenadora do projeto, destaca que o acompanhamento constante é o diferencial do Nave. “O trabalho ocorre com apoio próximo desde o primeiro ano, oferecendo orientação, materiais, visitas às universidades e mostrando ao aluno que aquele lugar também é dele. Quem deseja ingressar na universidade recebe todo suporte necessário”, explica.

A diretora da escola, Simone Soares Gonçalves, ressalta que o projeto ajuda a tirar dúvidas sobre inscrições, funcionamento dos cursos e profissões. As visitas aos campi aproximam os estudantes do ambiente universitário, mostrando que isso é acessível para todos. “Quando os alunos fazem simulados e têm bons resultados, percebem que podem repetir o sucesso nas provas do PAS ou Enem”, comenta.

Atualmente, cerca de metade dos aproximadamente 1.200 alunos do CEM 03 participa do Nave. No último ano, quase metade dos estudantes do terceiro ano foi aprovada em universidades públicas como Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB) e outras instituições federais.

Entre os aprovados está Miguel de Carvalho Santos, de 18 anos, que foi aprovado em Ciência da Computação na UnB pelo PAS. “O Nave mostrou que a universidade é a porta para alcançar objetivos profissionais, o que foi fundamental para eu entender meu verdadeiro interesse. É muito bom que isso aconteça em uma escola pública, pois democratiza o acesso ao ensino superior”, relata.

Outra aprovada em 2026 é Crislayne Rocha, de 17 anos, que passou em Farmácia na UnB pelo PAS e em Letras no IFB. “Antes eu tinha dificuldade para estudar e minhas notas eram baixas. Com o apoio do Nave e os grupos de estudo, ficou mais fácil. Eu achava impossível um aluno de escola pública passar em uma universidade federal, mas o projeto mudou minha visão totalmente”, comenta.

João Vitor Gonçalves Moreira, de 16 anos e aluno do segundo ano interessado em Medicina, destaca a importância do acesso ao material e às orientações. “Material assim costuma ser caro e difícil de encontrar. Sem o projeto, eu estaria menos preparado. Ainda sinto medo das provas difíceis, mas tenho mais confiança com este apoio”, afirma.

O projeto é mantido com recursos da própria escola, doações de materiais e recentemente com apoio de um edital parlamentar para melhorar a estrutura de estudos oferecida aos alunos.

Veja Também