O Senado pode votar ainda neste ano o projeto de lei (PL) 3.354/2025, que define metas importantes para o Dia Nacional da Diálise, celebrado na última quinta-feira de agosto.
A diálise é um tratamento médico fundamental que substitui a função dos rins ao eliminar toxinas, excesso de líquido, sais e resíduos do sangue em pacientes com problemas renais.
O projeto, criado pela deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), visa garantir que todos tenham acesso a diferentes tipos de terapia renal e aos remédios necessários. Além disso, busca promover a formação contínua dos profissionais de saúde e incentivar o uso de novas tecnologias para tratar problemas nos rins.
Atualmente, o texto está na fase final de análise na Câmara dos Deputados e deve ser enviado ao Senado ainda no primeiro semestre do ano.
Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) indicam que cerca de 150 mil pessoas faziam terapia renal no Brasil em 2023. Deputada Laura Carneiro ressaltou que essa situação exige políticas públicas claras para melhorar o atendimento e cuidar melhor da saúde dos rins.
*Com informações da Agência Senado
