23.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Presidente da Confederação dos Trabalhadores da Pesca é preso por testemunho falso após depoimento na CPMI do INSS

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
24.5 °
23.5 °
74 %
4.6kmh
75 %
ter
29 °
qua
30 °
qui
31 °
sex
30 °
sáb
26 °

Em Brasília

Abraão Lincoln Ferreira, que lidera a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), foi preso em flagrante por mentir durante seu depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS nesta segunda-feira (3).

O pedido de prisão foi feito pelo deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da comissão, que afirmou que Abraão Lincoln deu informações falsas em várias partes de seu depoimento. Por exemplo, ele disse que tinha deixado voluntariamente a presidência da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), porém, na verdade, foi afastado por uma decisão provisória.

O deputado também apontou que o dirigente negou conhecer Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, mas depois confirmou responsabilidade em algumas respostas. Além disso, Abraão Lincoln não revelou detalhes sobre sua ligação com Gabriel Negreiros, tesoureiro da CBPA, e mentiu sobre os poderes dados a Adelino Rodrigues Júnior por uma procuração.

Segundo Alfredo Gaspar, Adelino tinha autorização para fazer movimentações financeiras pela CBPA e usou esse poder para transferir R$ 59 mil para a esposa do ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio, além de R$ 430 mil em dinheiro para João Victor Fernandes.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), aceitou o pedido de prisão, ressaltando que “o silêncio também fala”.




Veja Também