20.5 C
Brasília
sábado, 21/02/2026

Prepare o bolso: tarifa de água sobe 9,86% no DF em junho

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
20.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
sáb
26 °
dom
22 °
seg
21 °
ter
25 °
qua
21 °

Em Brasília

A partir de 1º de junho de 2025, as tarifas de água e esgoto no Distrito Federal sofrerão um reajuste de 9,86%, conforme autorizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). A medida foi publicada no Diário Oficial do DF nesta terça-feira (29).

O aumento será aplicado a todas as faixas de consumo, impactando tanto consumidores residenciais quanto comerciais e industriais. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que o reajuste é necessário para equilibrar os custos operacionais e garantir a continuidade dos serviços prestados.

A Adasa justificou o reajuste com base na necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, levando em consideração fatores como inflação, aumento de custos operacionais e investimentos em infraestrutura.

Com o novo reajuste, o valor da tarifa mínima para consumo residencial passará de R$ 4,10 para R$ 4,50 por metro cúbico. A Adasa destacou que o reajuste está dentro dos parâmetros previstos no contrato de concessão e nas normas regulatórias vigentes.

A Caesb orienta os consumidores a utilizarem a água de forma consciente e a adotarem medidas de economia para minimizar o impacto do aumento nas contas mensais.

Veja Também