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Prefeitura instala espelhos na ciclovia embaixo do Minhocão

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Medida é tomada após críticas ao traçado e acidente próximo à ciclovia. Tribunal de Contas vê sobrepreço em construção de ciclovia.

A Prefeitura de São Paulo instalou espelhos ao longo da ciclovia embaixo do Minhocão, em São Paulo. A medida foi tomada após críticas de usuários sobre a dificuldade de contornar os pilares do Minhocão sem saber se do outro lado vem algum ciclista ou pedestre.

O aposentado Florisvaldo Carvalho da Rocha, de 78 anos, morreu no dia 18 atropelado por um ciclista que afirma que estava na avenida, mas que o pilar teria dificuldade sua visão , já que o aposentado trafegava no canteiro central e decidiu atravessar a avenida fora da faixa de pedestres.

Os novos espelhos não permitem uma visualização adequada do que existe do outro lado do pilar. Em um dos trechos, o pedestre precisa se aproximar da coluna, parar e olhar para trás, em direção ao espelho, para tentar descobrir se sua passagem é segura.

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Espelho colocado na ciclovia embaixo do Minhocão

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O Tribunal de Contas do Município (TCM) aponta erros estruturais, procedimentos irregulares e um prejuízo de R$ 2,4 milhão nos contratos feitos pela Prefeitura de São Paulo para a construção de ciclovias, segundo relatório ao qual o Bom Dia São Paulo teve acesso.

Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, os números divulgados pelo Tribunal de Contas estão errados. O secretário afirmou ainda que o conselheiro Edson Simões, que no TCM é responsável por analisar as licitações na área de transportes, tem opinião “política” contra as ciclovias.

O TCM afirma que a Prefeitura adotou o pregão eletrônico, que é mais rápido, mas que não seria permitido nesse caso. Os serviços deveriam ter sido contratados por licitações especificas. O tribunal disse ainda que a administração municipal não apresentou nenhum projeto básico da obra.

No caso da ciclovia do Minhocão, a demolição do asfalto, que poderia ter custado R$ 36,6 mil, ficou em 326 mil; a demolição do concreto, de R$ 27,1 mil, saiu por R$ 268,3 mil; e a lavagem da rua, que poderia ter custado R$ 8,4 mil, passou dos R$ 142,3 mil.

Para fazer a ciclovia da Avenida Paulista, a Prefeitura gastou pelo menos R$ 1 milhão a mais do que ele deveria custar, segundo o TCM, mais 13% do valor da obra. A demolição do asfalto, que deveria ter ficado em R$ 113,5 mil, saiu por R$ 1,009 milhão;  a demolição do concreto, de R$ 44,1 mil, ficou em R$ 437,3 mil. E a lavagem da rua, que poderia ter custado R$ 28,2 mil, ficou em R$ 474,8 mil.

Assim, as duas ciclovias juntas tiveram preço R$ 2,4 milhões superior ao que poderiam ter custado. O Tribunal de Contas pediu explicações à Prefeitura e afirmou que vai continuar acompanhando a execução dos contratos. O tribunal analisa a construção de 15 ciclovias.

O relatório feito pelo TCM é um estudo inicial. Depois que todo o processo de investigação terminar, ele deverá ser votado por todos os conselheiros. Se os projetos forem julgados irregulares, o TCM vai encaminhar o resultado ao Ministério Público e à Câmara Municipal.

Estrutura
O TCM vistoriou as ciclovias e informa também que encontrou outros problemas. Na ciclovia do Minhocão, por exemplo, em vistoria feita em 7 de agosto, o tribunal flagrou ciclistas fora da ciclovia e pedestres andando sobre a ciclovia. A sinalização foi apontada como confusa, já que um espaço dedicado à passagem de pedestres era bloqueado por um gradil. Além disso, o relatório apontou o risco de acidentes em razão das curvas que o traçado faz ao contornar os pilares do Minhocão.

Após um acidente em que um ciclista atropelou e causou a morte de um pedestre idoso, a Prefeitura de São Paulo instalou espelhos e nova sinalização da ciclovia debaixo do Minhocão, na Zona Oeste de São Paulo

Após um acidente em que um ciclista atropelou e causou a morte de um pedestre idoso, a Prefeitura de São Paulo instalou espelhos e nova sinalização da ciclovia debaixo do Minhocão, na Zona Oeste de São Paulo

“Números errados”
Tatto afirmou ao Bom Dia São Paulo que os números do conselheiro Edison Simões estão “totalmente errados”. “Com todo o respeito que temos pelo conselheiro Edison Simões, mas, primeiro, ele é contra a ciclovia. Ele escreveu um ofício para nós dizendo que a ciclovia é perigosa para o ciclista , que não está no plano nacional de mobilidade. Isso não é verdade”, disse Tatto ao Bom Dia São Paulo.

Em nota, o TCM disse que o tribunal e “o conselheiro relator Edson Simões não são contra as ciclovias e ciclofaixas mas têm, por obrigação constitucional, que garantir a realização de obras e serviços com qualidade e segurança e sem prejuízo aos cofres públicos. Os relatórios sobre as ciclofaixas/ciclovias  não são de autoria do relator. Foram realizados pela área de fiscalização do TCM, formada por técnicos concursados responsáveis e com expertise, com trabalho independente em relação ao trabalho dos conselheiros relatores.”

O secretário diz que os contratos foram aprovados pelo próprio tribunal. “Esses contratos que nós executamos na Paulista, no Minhocão e em outras vias, foram atas de registro de preço, inclusive aprovados pelo TCM Então, os números estão totalmente errados”, disse.

“Ele [conselheiro Simões] está comparando coisas diferentes. E nós vamos responder de forma adequada, de maneira adequada. E esse relatório vai para o pleno do TCM. Está errado os números do conselheiro, Ele tem uma opinião politica sobre ciclovias, ele é contra a ciclovia. Ele tem uma visão errada inclusive do ponto de vista de legislação, porque a ciclovia faz parte do modal de transporte”, completou o secretário.

Para o secretário, se tivessem detectado sobrepreço ou superfaturamento, o TCM teria parado as obras das ciclovias, o que não ocorreu.

Movimento intenso na ciclovia da Avenida Paulista

Movimento intenso na ciclovia da Avenida Paulista

 

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Faixas exclusivas garantem viagens mais rápidas aos passageiros

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Com 150 km de corredores só para ônibus o DF incentiva o uso do transporte coletivo

A implantação de corredores exclusivos para ônibus é uma importante política para priorizar o transporte público nas grandes cidades. Para incentivar o uso de coletivos e melhorar a mobilidade urbana, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), juntamente com outros órgãos do GDF, tem atuado para ampliar esse serviço em rodovias e em vias urbanas, trazendo ganho de eficiência operacional e, principalmente, otimizando o tempo de viagem para os passageiros.

A faixa exclusiva da EPNB foi a primeira a ser criada no DF, em dezembro de 2011. Com 22 quilômetros de extensão, representa economia de 20 minutos para os passageiros de 95 linhas de ônibus. Por ela passam diariamente cerca de 480 ônibus.

Com os corredores exclusivos do transporte público, ganham os passageiros que utilizam os ônibus e também os demais motoristas, pois os coletivos deixam de circular entre outros veículos. “Além de fluir o trânsito, as faixas exclusivas beneficiam o usuário de ônibus, possibilitando viagens mais rápidas e confortáveis. Assim, o cidadão ganha mais tempo pra ficar com a família antes de sair de casa e pode retornar um pouco mais cedo, aumentando a sua qualidade de vida”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro.

Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 150 quilômetros de extensão: 24 Km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG); 55,6 Km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) nos dois sentidos do corredor do BRT Sul; 22 Km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB); 26 Km nos dois lados das W3 Sul e Norte; 3,2 Km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 15 Km no Eixo Monumental, somando as vias S1 e N1.

Conheça cada via

A faixa exclusiva da EPNB foi a primeira a ser criada no DF, em dezembro de 2011. Com 22 quilômetros de extensão, representa economia de 20 minutos para os passageiros de 95 linhas de ônibus. Por ela passam diariamente cerca de 480 ônibus.

Em 2012, outra via importante do DF ganhou seu corredor exclusivo: a EPTG. A faixa começou a funcionar em 31 de janeiro daquele ano, mas utilizada somente por 11 linhas semiexpressas, de forma que os passageiros só podiam embarcar e desembarcar nas cidades de origem e não na EPTG, já que os ônibus dessas linhas não paravam ao longo da via.

Em 2019, os coletivos de linhas convencionais passaram a circular, de forma provisória, nas faixas exclusivas da EPTG no sentido inverso ao dos demais veículos nos horários de pico. A medida temporária foi tomada para contornar o problema da falta de ônibus sem portas do lado esquerdo.

Por determinação da Semob, as operadoras adquiriram os coletivos com portas de acesso dos dois lados, que começaram a operar em janeiro de 2020. A medida facilitou a vida dos passageiros e garantiu segurança na hora de embarcar ou descer dos ônibus.

Atualmente, 238 veículos de 63 linhas passam pelo corredor da EPTG (incluindo as semiexpressas), beneficiando os passageiros que saem de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Recanto das Emas para a Rodoviária do Plano Piloto e W3 Sul e Norte. Esses usuários ganharam, em média, 30 minutos no tempo de viagem – somando o trajeto de ida e volta.

As faixas exclusivas das vias W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul (ESPM) também foram implementadas em 2012. As duas primeiras possuem 14 e 12 quilômetros de extensão, respectivamente, o que representa uma economia de 10 minutos para os passageiros, enquanto a da ESPM possui 3,5 quilômetros, significando a redução de 5 minutos no tempo das viagens de ônibus. Juntos, esses corredores facilitam o deslocamento dos ônibus de 284 linhas. Mais de 1.350 veículos passam por esses corredores.

Por sua vez, os passageiros de Gama e de Santa Maria passaram a usufruir do corredor exclusivo do BRT Sul em junho de 2014 na EPIA, quando começou a operação do sistema ligando as duas regiões ao Plano Piloto. A média de economia das viagens é de 20 minutos, ida e volta. São mais de 55 km de faixas, por onde passam 138 ônibus diariamente.

A via exclusiva mais recente foi implantada em dezembro de 2020, no Eixo Monumental, visando dar mais rapidez às mais de duas mil viagens de ônibus que passam pela via, beneficiando mais de 160 mil passageiros. A exclusividade funciona na via S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e na N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU). Cada lado do corredor tem 7,5 quilômetros.

Mais investimentos

Atualmente, as faixas exclusivas no DF somam mais de 150 quilômetros de extensão: 24 Km na Estrada Parque Taguatinga (EPTG); 55,6 Km na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) nos dois sentidos do corredor do BRT Sul; 22 Km na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB); 26 Km nos dois lados das W3 Sul e Norte; 3,2 Km na Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e 15 Km no Eixo Monumental, somando as vias S1 e N1 | Foto: Renato Alves /Agência Brasília

Em junho deste ano, o GDF anunciou um pacote de obras para o chamado Corredor Eixo Oeste, que interliga Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Sudoeste e a Asa Sul, no Plano Piloto. São previstos R$ 500 milhões em investimentos para viabilizar um corredor exclusivo de ônibus entre essas regiões.

O Corredor Eixo Oeste será uma conexão de aproximadamente 30 quilômetros de extensão entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto, passando pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, centro de Taguatinga e EPTG, e se desmembrando em duas: a EPIG e a ESPM.

Prioridade

Para o secretário Valter Casimiro, a implantação de políticas que privilegiam o transporte público é uma medida que visa também atrair novos passageiros. “O incentivo por trocar o uso do automóvel pelo transporte coletivo, bem como por modos não-motorizados, é uma das diretrizes de política urbana para melhoria da mobilidade. Faixas exclusivas para ônibus, implantação de ciclovias e aumento das áreas para pedestres são cruciais para seguirmos esse norte”, completa.

A priorização do transporte público coletivo ao individual está prevista tanto na Lei Federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, quanto, no âmbito distrital, pelo Plano Diretor de Transporte Urbano, o PDTU, estabelecido pela Lei 4.566/2011.

Na norma local, inclusive, há expressamente a previsão de se implantar as faixas exclusivas como forma de incentivar o deslocamento por ônibus.

* Com informações da Semob

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Novas inscrições para castração de cães e gatos

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Campanha acontece nos dias 23 e 24 de setembro. O resultado sai no dia 30 deste mês

O Instituto Brasília Ambiental realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, as inscrições do cadastramento para a 4ª campanha de castração de cães e gatos de 2021.

Desta vez, as cirurgias serão realizadas nas clínicas Coração Peludinho, localizada no Gama; Clínica Dr. Juzo, em Samambaia; Clínica PedAdote, no Paranoá; e Animais Hospital Veterinário, em Ceilândia. A expectativa é de que sejam atendidos cinco mil animais do Distrito Federal.

De acordo com o cronograma (abaixo), as inscrições devem acontecer com base na espécie e no sexo do animal. Na quinta-feira (23) serão realizados os cadastros de cadelas e cães, enquanto na sexta-feira (24) gatas e gatos devem ser os cadastrados.

23/9/21 – período matutino – a partir das 10h – Vagas somente para cadelas

23/9/21 – período vespertino – a partir das 14h – Vagas somente para cachorros

24/9/21 – período matutino – a partir das 10h – Vagas somente para gatas

24/9/21 – período vespertino – a partir das 14h – Vagas somente para gatos

O quantitativo de vagas será distribuído da seguinte forma: 1.069 cadelas, 1.129 cachorros, 1.494 gatas e 1.308 gatos. Os tutores interessados em participar da campanha deverão ler atentamente as regras antes de efetuar o cadastro.

Confira aqui as regras da campanha.

Planejamento

O resultado do cadastro e as datas dos atendimentos serão publicados até o dia 30 de setembro, também no site do Brasília Ambiental.

As cirurgias ocorrerão entre os dias 1º de outubro e 26 de novembro, na clínica escolhida pelo responsável no ato do cadastro. Acesse aqui as orientações de cada unidade veterinária para o dia da cirurgia do animal.

Programa de Castração de Cães e Gatos do Brasília Ambiental, que existe desde 2017, faz parte do planejamento estratégico e do Plano Plurianual vigente no órgão, com metas pactuadas.

Esta é a quarta edição da campanha no ano de 2021, visto que as outras oportunidades de cadastramento aconteceram nos meses de janeiro, fevereiro e junho deste ano.

Para dúvidas sobre o programa de castração entre em contato pelo e-mail fauna@ibram.df.gov.br.

* Com informações do Brasília Ambiental

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Taguaparque recebe a Semana Nacional de Trânsito

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Neste domingo, o DER-DF reuniu aproximadamente 600 pessoas e contou com a parceria da PMDF e da PRF

Em razão da Semana Nacional de Trânsito 2021, que acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) realizou ontem (19) uma grande ação educativa no Taguaparque, em Taguatinga. A campanha aconteceu entre 9h e 12h e contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Distrito Federal (BPRv / PMDF).

Aproximadamente 600 pessoas foram abordadas e orientadas sobre o tema deste ano, que é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” | Foto: divulgação / Detran-DF

As ações educativas incluíram atividades lúdicas para as crianças com a temática trânsito, circuito com carrinhos elétricos, apresentação de cães da PRF, exposição de viaturas e equipamentos de fiscalização de trânsito e atividades de conscientização de trânsito para os adultos. Aproximadamente 600 pessoas foram abordadas e orientadas sobre o tema deste ano, que é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do DER/DF, Jucianne Nogueira, o objetivo da ação é aproximar a sociedade dos órgãos de fiscalização. “O intuito é que a população contribua juntamente com os órgãos competentes para a obtenção de um trânsito mais seguro”, destacou.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Júnior acompanhou toda a ação. “Todas essas campanhas que nossa Diretoria de Educação promove, junto com nossa Diretoria de Fiscalização, são essenciais para fazerem do trânsito da nossa cidade mais seguro. E quando essas atividades são conjuntas com outros órgãos, como a PM e a PRF, o trabalho é muito mais satisfatório”, comentou o diretor.

Próximas ações

Na manhã de hoje, 20, entre 9h30 e 11h, condutores de veículos leves que passavam pela Estrada Parque das Nações (DF-004) foram orientados sobre comportamentos seguros no trânsito.

Amanhã (21) será a vez dos pedestres receberem orientações. A ação será na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), na passarela em frente à Candangolândia, entre 8h e 10h30.

Já na quarta-feira (22), entre 15h e 19h, os ciclistas que trafegam pela DF-480, no Gama, serão abordados para receberem informações sobre como trafegar em segurança.

No dia 23, quinta-feira, o alvo são os motociclistas da DF-015, no Paranoá. E, por fim, na sexta-feira (24) os motoristas de transporte coletivo serão ministrados sobre como manter uma direção responsável. Esta última ação será na Rodoviária do Plano Piloto, entre 9h e 11h.

* Com informações do DER-DF

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Após perder voo, passageiro agride e xinga funcionária da Gol, no Aeroporto de Brasília

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Fábio Sousa de Oliveira é auditor fiscal e fazia conexão para Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15). Servidor foi detido pela PF e deve responder por lesão corporal e injúria; G1 não localizou defesa.

Aeroporto de Brasília — Foto: Inframérica/Divulgação

Um passageiro foi detido no Aeroporto Internacional de Brasília suspeito de agredir e xingar a funcionária de uma companhia aérea, na última quarta-feira (15). Segundo testemunhas, o auditor fiscal da Secretaria de Fazenda Fábio Sousa de Oliveira, de 40 anos, “se irritou” após perder o voo de Brasília para o Rio de Janeiro.

O boletim de ocorrência registrado na 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, cita que o homem “supostamente agrediu física, moral e emocionalmente” uma mulher de 26 anos. A vítima é funcionária da Gol Linhas Aéreas e diz ter sido empurrada (leia mais abaixo nota da companhia).

De acordo com a Polícia Civil, a vítima também prestou depoimento na delegacia. O homem foi liberado depois de assinar um termo circunstanciado, em que assumiu o compromisso de comparecer ao Juizado Especial, quando intimado.

servidor público deve responder por lesão corporal e injúria.

Detido no embarque

O incidente ocorreu por volta das 21h, no portão 5 do embarque doméstico. A Polícia Federal abordou Fábio dentro de um ônibus, que se deslocava em direção a outra aeronave. Segundo a polícia, não houve resistência.

A Secretaria de Fazenda do RJ confirmou à reportagem que Fábio Sousa de Oliveira é auditor fiscal e servidor da pasta. No entanto, “não estava no exercício de sua função”, no momento do ocorrido.

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Museu de Arte de Brasília exibe arte urbana do Irã

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São 28 registros que a fotógrafa paulistana Maristela Acquaviva produziu em espaços públicos da capital Teerã em 2018

O Museu de Arte de Brasília (MAB) exibe, a partir desta sexta-feira (17), a mostra de fotos “Arte Urbana no Irã”. São 28 registros que a fotógrafa paulistana Maristela Acquaviva produziu em espaços públicos da capital Teerã em 2018, numa estada de dez dias a convite da Embaixada do Brasil naquele país, em cooperação com o governo local.

A exposição foi montada no primeiro pavimento e pode ser visitada diariamente, exceto às terças, até as 21h.

“As fotos investigam a prática centenária de arte pública no Irã, desde os mosaicos de azulejos do século 18, passando pelos monumentos e painéis erigidos pela monarquia e pela república islâmica no século 20, chegando a manifestações contemporâneas de ‘street art’, com seus grafites e intervenções nos muros da cidade. Revelam uma face do Irã completamente desconhecida do Ocidente”, explica o gerente do espaço da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Marcelo Gonczarowska, que divide a curadoria da exposição com o colega do MAB Fred Hudson.

A exposição, que também registra belas esculturas, usa parte do material fotográfico de um livro, “Street Art”, numa edição particular que não será comercializada.

Um fotógrafo iraniano, Maziar Kabiri, registrou, em contraponto, imagens da arte de rua na cidade de São Paulo, onde o grafite também se destaca em meio a outras formas de arte em espaços públicos.

“Duas grandes cidades, distantes geograficamente, porém unidas pela popularização da cultura que contribui para torná-las mais atraentes”, diz o texto de apresentação.

Parceria

Esta já é a segunda iniciativa de cooperação cultural entre Irã e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF durante a gestão. Em 2019, o grupo musical iraniano Navaye Mehr Band esteve no Centro Cultural Três Poderes e no Complexo Cultural Samambaia, que recebeu estudantes de escolas públicas do DF para curtir a apresentação.

Início: 17/09/2021 (sexta-feira)

Local: Galeria do primeiro pavimento do Museu de Arte de Brasília (MAB)

Endereço: SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05, CEP: 70800-200 Brasília – DF

Funcionamento: todos os dias, menos terças-feiras, de 9h a 21h

Entrada gratuita

Classificação livre

Não é necessário agendar a visita

Telefone: 3306-1375

Instagram: @museudeartedebrasília

* Com informações da Secec

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Brasília

Sai o edital para a regularização da URB 05, em Arniqueira

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Esta é a terceira convocação de venda direta da área; propostas serão aceitas até 18 de outubro 

Famílias que optarem por pagamento à vista terão 25% de desconto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) publicou, nesta sexta-feira (17), o último edital da URB 005 do Setor Habitacional Arniqueira. Esta é a terceira convocação de venda direta da área, localizada nos antigos conjuntos 5 e 6 da Região Administrativa. Desta vez, são 158 imóveis contemplados. Os ocupantes têm até 18 de outubro para apresentar a proposta de compra do terreno. A publicação já está disponível para download.

O valor dos terrenos unifamiliares varia entre R$ 52.466,99 (199 m²) e R$ 1,224 milhão (5.155 mil m²) e já prevê a dedução da infraestrutura feita pelos moradores, bem como a valorização decorrente dessa implantação.  As famílias que optarem pelo pagamento à vista terão 25% de desconto no valor de venda do imóvel.

Com área total de 1.189,60 hectares, o Setor Habitacional Arniqueira  foi dividido em 15 áreas para fins de urbanização | Foto: Divulgação/Terracap

Atualmente, instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para financiar imóveis originários da regularização fundiária. Assim, quem optar por tomar o recurso em uma dessas instituições pagará a prazo para o banco, mas integralmente e com abatimento à Terracap. Também é possível parcelar o financiamento dos terrenos pela Terracap – neste com prazo máximo de pagamento de 240 meses.

Como participar

A fim de descentralizar esse processo e evitar aglomerações, há três maneiras de realizar o procedimento. O contato pode ser feito presencialmente, no edifício-sede da Terracap (Setor de Áreas Municipais/SAM, atrás do Anexo do Palácio do Buriti), das 7h às 19h; na Administração de Arniqueira (SHA Conjunto 04 AE 01), das 8h às 12 e das 13h às 17h; ou de forma remota, pelo site da Terracap.

Quem preferir essa última forma de fazer contato deve acessar a página da Terracap ou o aplicativo da agência e procurar pelo menu “Serviços”, clicar em “Regularização – Venda Direta”; “Terracap – Serviços on-line”; plataforma com os dados de login; “Regularize Venda Direta”; “Passo 1 – Criar cadastro” e “Passo 2 – Criar proposta”. Nesse momento, será feita a confirmação das informações inseridas e o upload dos documentos. Encaminhe-os, e o envio estará concluído.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais de atendimento da Terracap, no call center (61) 3342-1103, ou pela página da agência.

Arniqueira

974número de lotes disponíveis para cadastro

O decreto que aprova o projeto urbanístico para regularização da URB 005 foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha em dezembro do ano passado. Foram levados a registro cartorial 1,4 mil lotes.

O Setor Habitacional Arniqueira, com área total de 1.189,60 ha, foi dividido em 15 áreas para fins de urbanização. Os projetos levaram em conta delimitadores naturais, como córregos – há três na região –, bem como as circunscrições cartoriais.

Atualmente, a Terracap está com cadastramento aberto da URB 001, local conhecido como Colônia Agrícola Vereda da Cruz. Esse é o primeiro passo para participar do processo de regularização fundiária e tem a finalidade de identificar os ocupantes dos lotes – são 974, de uso residencial e misto, disponíveis para cadastro.

*Com informações da Terracap

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