As cotações do petróleo caíram nesta segunda-feira (8), desfazendo os ganhos da semana passada.
Os preços têm sido afetados nos últimos dias pela incerteza quanto ao plano dos Estados Unidos para resolver o conflito na Ucrânia e pela preocupação com um possível excesso de oferta no mercado.
O barril de petróleo do tipo Brent, negociado em Londres para entrega em fevereiro, teve queda de 1,98%, atingindo 62,49 dólares. O barril West Texas Intermediate (WTI), referência nos EUA, com vencimento em janeiro, também caiu 2,00%, ficando a 58,88 dólares.
Soojin Kim, analista da MUFG, apontou que “as esperanças de um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia ainda são incertas, pois as tensões diplomáticas continuam”.
Na segunda, os países europeus aliados demonstraram apoio ao presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em Londres, mas mostraram ceticismo sobre alguns pontos do plano americano para encerrar a guerra.
Desde que os EUA apresentaram, há quase três semanas, um plano visto como bastante favorável à Rússia, as nações europeias aliadas da Ucrânia buscam ter mais voz nesse processo.
Os investidores acompanham de perto essas negociações, aguardando decisões sobre as sanções americanas ao setor de petróleo russo.
Segundo analistas do Eurasia Group, “além dos fatores geopolíticos, os fundamentos do mercado indicam uma tendência de baixa”.
© Agence France-Presse

