22.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/02/2026

Por que Andrew perdeu seu título na família real britânica

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.8 °
22.5 °
78 %
1kmh
40 %
qui
27 °
sex
23 °
sáb
23 °
dom
23 °
seg
21 °

Em Brasília

Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do Rei Charles III, foi oficialmente despojado de seus títulos reais pelo Palácio de Buckingham devido às suas conexões com Jeffrey Epstein, um magnata americano condenado por crimes de pedofilia. Na manhã desta quinta-feira, Andrew foi preso em sua residência em Sandringham, Norfolk, na Inglaterra.

A decisão ocorreu após meses de pressão institucional relacionada às ligações de Andrew com Epstein, que morreu em 2019 e foi condenado por crimes sexuais, além de ser acusado de liderar uma rede de exploração de menores.

O comunicado oficial do Palácio destacou que o rei iniciou um processo formal para retirar os títulos e honrarias do ex-príncipe, que desde então deixou de ser chamado como tal e passou a usar apenas seu nome civil, Andrew Mountbatten-Windsor.

Além disso, Andrew foi obrigado a deixar a Royal Lodge, residência em Windsor onde morava, e foi transferido para uma propriedade em Sandringham, vivendo afastado das estruturas oficiais da família real.

Prisão no dia do aniversário

Na quinta-feira, dia em que completava 66 anos, Andrew foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público, vinculada às investigações sobre o caso Epstein.

A polícia do Vale do Tâmisa informou que a prisão resultou de uma avaliação cuidadosa das informações recebidas e está realizando buscas em diferentes propriedades ligadas ao ex-membro da família real.

Fotografias mostram carros policiais descaracterizados e agentes à paisana na propriedade de Sandringham durante as diligências.

Segundo a polícia, a operação ocorreu após a divulgação de e-mails pelo Departamento de Justiça dos EUA, nos quais Andrew aparentemente compartilha com Epstein relatórios de visitas oficiais a países asiáticos.

Por exemplo, em novembro de 2010, um e-mail foi encaminhado como relatório confidencial para Epstein sobre oportunidades de investimento na reconstrução da província de Helmand, Afeganistão.

Veja Também