Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da 14ª DP (Leblon) realizaram, na sexta-feira (12/12), uma operação de grande escala com o objetivo de desarticular o principal grupo armado, logístico e financeiro do Comando Vermelho (CV) na comunidade Az de Ouro, em Anchieta, Rio de Janeiro.
Até o momento, nove suspeitos foram detidos. A ação, que conta com o suporte do DGPE e do DGPC, busca cumprir 108 mandados judiciais, entre eles 36 de prisão preventiva e 72 de busca e apreensão, nas áreas de Anchieta na Zona Norte do Rio, além dos municípios de Nilópolis e Mesquita na Baixada Fluminense.
Denominada “Operação Trunfo Final”, a iniciativa é fruto de meses de investigação que identificaram 36 envolvidos.
Os membros pertencem à “Tropa do César”, grupo conhecido por provocar medo na região por meio de uso de armas, ameaças, atos violentos e domínio territorial.
O trabalho de inteligência detalhou a estrutura do grupo criminoso, revelando líderes no comando, gerentes do tráfico, fornecedores de armas e responsáveis pelo setor financeiro — encarregados de administrar recursos para manter o tráfico, abastecer o armamento e custear atos ilícitos.
Foi confirmado que a facção mantinha uma das suas unidades armadas mais ativas nessa localidade.

