Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Animais (DRCA) apreenderam 12 jabutis e um cágado mantidos em condições inadequadas em uma mansão localizada no Park Way, no Distrito Federal. A ação ocorreu na quarta-feira, 26 de novembro, e faz parte da Operação Lex Animalia, que visa combater o tráfico ilegal de animais silvestres.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes identificaram a posse ilegal da fauna silvestre no local. Na mansão, foram recebidos por um adolescente de 16 anos.
Nos fundos da propriedade, os policiais encontraram um viveiro em condições precárias: sujo, sem alimentos e sem água para os animais. Em uma área cercada de mata, um dos animais circulava livremente, o que impedia o acesso natural de outros animais da região.
Imediatamente, os animais foram recolhidos e levados ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS) para avaliação veterinária. Após a reabilitação, eles serão encaminhados ao CETAS/IBAMA, órgão responsável por garantir o retorno seguro dos animais ao seu habitat natural.
As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema de tráfico ilegal.
