21.5 C
Brasília
domingo, 29/03/2026

Polícia descobre esquema de roubo de remédios na saúde pública da Grande São Paulo

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
22.3 °
21.5 °
73 %
6.2kmh
0 %
dom
27 °
seg
24 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
24 °

Em Brasília

VITOR HUGO BATISTA
FOLHAPRESS

A Polícia Civil realizou na terça-feira (24) uma ação para acabar com um grupo que roubava e vendia ilegalmente remédios da rede pública de saúde em Barueri, na Grande São Paulo. A operação, chamada “Efeito Colateral”, cumpriu cinco mandados de busca em Barueri, Santana de Parnaíba e Osasco, cidades da mesma região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o grupo agia há cerca de dez meses e incluía pessoas que trabalhavam no setor de estoque dos órgãos de saúde. Elas pegavam remédios do estoque público de forma irregular e entregavam para outros membros do grupo, que vendiam os medicamentos por meio de uma empresa, tentando dar uma aparência legal às vendas.

A Prefeitura de Barueri informou que tomou conhecimento do caso e já iniciou investigações internas para apurar os fatos. O órgão está colaborando com as autoridades policiais e os órgãos de controle.

Além disso, a prefeitura destacou que as pessoas envolvidas até agora não são funcionários públicos, mas sim contratadas por uma organização social que gerencia a unidade de saúde investigada.

Foram identificados pelo menos sete casos de desvio, causando um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Além do dano financeiro, o furto prejudicou o atendimento à população. Conforme a Secretaria de Segurança, o esquema tirou do estoque remédios que deveriam ser usados por pacientes da rede municipal de saúde.

A prefeitura foi questionada sobre quais medicamentos foram desviados e as medidas que está adotando para garantir o reabastecimento, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

Veja Também