CÉZAR FEITOZA
FOLHAPRESS
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que aguarda uma explicação por parte do governo do Rio de Janeiro referente à Operação Contenção, que terminou com a morte de 119 pessoas. A PGR quer avaliar se houve falhas na conduta das polícias durante a ação.
Na última terça-feira (28), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) enviou ao governador Cláudio Castro (PL) uma lista com 11 perguntas sobre a operação. O objetivo é saber se as autoridades estaduais seguiram as regras determinadas pelo Supremo no julgamento da ADPF das Favelas, em abril.
O governo do Rio tem até sexta-feira (31) para responder se o local da operação foi preservado para perícia, se os agentes de segurança usaram câmeras corporais, se havia ambulâncias durante a ação e se a remoção dos corpos foi feita por equipe técnica especializada.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, informou ao STF que irá analisar se há necessidade de outras medidas para verificar a regularidade da operação policial.
“Certamente poderão ser avaliadas ações complementares com base na análise detalhada das informações que receberemos”, afirmou.
