17.6 C
Brasília
sábado, 10/01/2026

Papa Leão XIV alerta para redução rápida da liberdade de expressão

Brasília
nublado
17.6 ° C
17.8 °
17.6 °
96 %
2kmh
94 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
25 °
ter
27 °
qua
21 °

Em Brasília

Papa Leão XIV declarou nesta sexta-feira (9/1) que a liberdade de expressão está diminuindo, especialmente nos países do Ocidente. A fala ocorreu durante um discurso a embaixadores junto à Santa Sé, na Sala das Bênçãos, no Vaticano, durante uma cerimônia de Ano-Novo.

“É preocupante ver que, sobretudo no Ocidente, o espaço para a verdadeira liberdade de expressão está se reduzindo com rapidez. Paralelamente, está surgindo uma nova forma de linguagem, no estilo orwelliano, que busca ser mais inclusiva, mas acaba excluindo aqueles que discordam das ideologias que a promovem”, afirmou o pontífice.

Além do tema da liberdade de expressão, Leão XIV comentou questões internacionais, pedindo soluções para os conflitos na Faixa de Gaza e a guerra na Ucrânia. Ele defendeu que essas crises sejam resolvidas por meios políticos e pacíficos.

Posição de Leão XIV sobre a Venezuela

Em seu discurso, o papa também destacou as tensões no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico, relacionadas a uma operação militar dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no sábado (3/1). Ele descreveu a situação como “motivo de séria preocupação”.

“As crescentes tensões no Mar do Caribe e ao longo da costa do Pacífico americano são uma fonte de grande apreensão. Faço um apelo urgente para que se encontrem soluções políticas pacíficas para esse cenário, pensando no bem-estar dos povos e não em interesses partidários”, frisou o papa.

O pontífice renovou seu pedido para que a vontade do povo venezuelano seja respeitada, assim como os direitos humanos e civis sejam protegidos.

“Isso é especialmente importante no contexto da Venezuela, diante dos acontecimentos recentes. Por isso, reforço minha súplica para que a vontade do povo venezuelano seja respeitada e os direitos humanos e civis de todos sejam assegurados, promovendo um futuro de estabilidade e harmonia”, solicitou Leão XIV.

Veja Também