18.5 C
Brasília
quinta-feira, 12/02/2026

Pai de santo acusado pode receber até 40 anos de prisão

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
17.8 °
94 %
2.1kmh
0 %
qui
30 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °

Em Brasília

Leandro Mota Pereira, um pai de santo de 37 anos, que estava foragido desde agosto do ano passado, foi capturado pela Polícia Militar do Distrito Federal na noite de terça-feira. Ele é suspeito de ter abusado sexualmente de pelo menos cinco mulheres e foi encontrado em sua casa em Sobradinho II.

Duas das vítimas eram menores de idade e foram abusadas enquanto buscavam ajuda espiritual com Leandro. A Polícia Militar do Distrito Federal agiu após receber informações sobre a localização do suspeito em um condomínio de Sobradinho II.

Ao perceber a chegada da polícia, Leandro tentou fugir para dentro de sua residência. Sua esposa, uma mulher de 47 anos, tentou impedir a entrada dos policiais, mas eles entraram na casa e encontraram o pai de santo escondido em um espaço sob a cama de um quarto.

Mesmo na presença dos policiais, Leandro tentou fugir novamente e precisou ser algemado. Ele foi levado para a 35ª Delegacia de Polícia e está à disposição da Justiça. Contra ele existem dois mandados de prisão preventiva expedidos pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

O delegado Hudson Maldonado, que está à frente do caso, informou que Leandro responderá pelos crimes de estupro, estupro de vulnerável, violação sexual mediante fraude e descumprimento de medidas protetivas, podendo receber uma pena de até 40 anos.

“A investigação continuará para apurar participação de pessoas que ajudaram na fuga do suspeito”, destacou o delegado Maldonado.

A esposa do líder religioso também será investigada por favorecimento pessoal e resistência.

Detalhes das acusações

De acordo com as investigações, o pai de santo, conhecido como Leandro de Oxossi, usava o nome de supostas entidades espirituais para ameaçar as mulheres que frequentavam seu terreiro, incluindo algumas menores de idade.

Ele hospedava algumas das vítimas em sua casa para realizar um tipo de tratamento espiritual. Uma das vítimas relatou que, após consumir um chá oferecido por Leandro, acordou com sangramento nas partes íntimas.

Duas das vítimas afirmaram que o pai de santo recebia ajuda de seguidores, chamados de “filhos de santo”, que forneciam guarita e veículos. As vítimas também relataram terem sido seguidas por carros, possivelmente como forma de intimidação.

O mandado de prisão preventiva foi emitido após o pai de santo ter descumprido medidas protetivas que o proibiam de se aproximar da escola de uma das vítimas. No dia 4 de agosto de 2025, ele desrespeitou essa ordem.

Veja Também