O pai de Juliana Marins, brasileira que faleceu após cair em uma trilha no monte Rinjani, na Indonésia, falou pela primeira vez na noite desta terça-feira, 24, depois da confirmação do falecimento da filha. Em seu perfil no Instagram, Manoel Marins postou uma foto de Juliana com a legenda “Pedaço tirado de mim” e a letra da canção Pedaço de Mim, de Chico Buarque.
“Oh, pedaço de mim / oh, metade adorada de mim / lava os olhos meus / que a saudade é o pior castigo / e eu não quero levar comigo / a mortalha do amor / adeus”, recita um trecho da música.
Residente em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Juliana estava viajando pela Ásia desde fevereiro. Na semana anterior, ela fez uma trilha no monte Rinjani, na Indonésia, quando escorregou e caiu a aproximadamente 600 metros de altura na sexta-feira, 20. Sem água, alimento ou roupas adequadas para o frio, os socorristas só conseguiram chegar ao local na terça-feira. Juliana já tinha falecido.
A operação de resgate foi dificultada por condições climáticas ruins e baixa visibilidade, contando com a ajuda de alpinistas experientes e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Durante a busca, familiares e amigos relataram informações conflitantes, incluindo dúvidas sobre se Juliana teria recebido comida e bebida, conforme notícias divulgadas no sábado, 21, dia do acidente.
Nas redes sociais, políticos e pessoas famosas se mobilizaram para exigir auxílio. Familiares também questionaram a demora no resgate e a falta de planejamento na operação.
Pelo seu Instagram, na manhã de terça-feira, Manoel Marins informou que estava a caminho de Bali. Ele decidiu acompanhar de perto o processo na Indonésia. Na segunda-feira, 23, enfrentou problemas em Lisboa, Portugal, porque o voo para a Indonésia faz escala em Doha, no Catar, cujo aeroporto estava fechado devido a ataques do Irã.