O pagamento referente ao mês de setembro para os beneficiários do programa Bolsa Família terá início nesta quarta-feira (17/9) e se estenderá até o dia 30 de setembro. Os depósitos serão feitos conforme o último número do Número de Identificação Social (NIS).
Ao todo, o Governo Federal disponibilizará R$ 12,96 bilhões neste mês. O valor médio do benefício é de R$ 682,22.
Famílias residentes em cidades que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade podem ter acesso ao benefício já a partir desta quarta, independentemente do número do NIS. Entre esses locais estão, por exemplo, o estado do Rio Grande do Sul, que tem enfrentado fortes chuvas e enchentes desde o ano passado, além de alguns municípios nos estados de Sergipe, Paraná e Piauí.
Calendário de pagamento
- Final do NIS 1 – 17/9
- Final do NIS 2 – 18/9
- Final do NIS 3 – 19/9
- Final do NIS 4 – 22/9
- Final do NIS 5 – 23/9
- Final do NIS 6 – 24/9
- Final do NIS 7 – 25/9
- Final do NIS 8 – 26/9
- Final do NIS 9 – 29/9
- Final do NIS 0 – 30/9
O número do NIS pode ser conferido no site do Governo Federal por aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que é a ferramenta governamental para identificar famílias brasileiras de baixa renda.
Os beneficiários podem acessar os recursos através do aplicativo Caixa Tem ou realizar saques diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal, que é a instituição responsável pelos pagamentos. Também é possível efetuar saques nas casas Lotéricas da Caixa.
Distribuição das famílias beneficiadas por região
Ao todo, aproximadamente 19,07 milhões de lares serão atendidos pelo programa. A região Nordeste lidera em número de famílias beneficiadas, conforme os dados abaixo:
- Nordeste: cerca de 8,89 milhões de famílias
- Sudeste: cerca de 5,3 milhões de famílias
- Norte: cerca de 2,4 milhões de famílias
- Sul: cerca de 1,3 milhão de famílias
- Centro-Oeste: cerca de 1 milhão de famílias