O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) foi eleito como o líder da oposição na Câmara dos Deputados para o ano de 2026. A confirmação veio através do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). A decisão final foi tomada na quinta-feira, 27 de novembro.
Gilberto Silva é um defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mantém diálogo aberto tanto com representantes do Centrão quanto com figuras da esquerda. Está em seu primeiro mandato como deputado e já ocupou cargos de vice-líder tanto da oposição quanto da bancada do PL e da minoria na Câmara. Sua principal agenda política é a segurança pública.
O atual líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), está se preparando para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul nas próximas eleições. Assim, a troca permitirá que ele se dedique inteiramente à sua campanha para o Palácio Piratini.
Esta será a primeira vez na atual legislatura que um parlamentar do Nordeste assume a liderança da oposição, região que é forte base eleitoral do presidente Lula. Desde 2023, passaram por essa posição os deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Filipe Barros (PL-RS) e Luciano Zucco.
