26.5 C
Brasília
quarta-feira, 14/01/2026

Operação no Chapadão contra crime do Comando Vermelho

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
27.8 °
26.5 °
58 %
5.7kmh
40 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
30 °

Em Brasília

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta quarta-feira (14) uma operação importante para combater o crime organizado do Comando Vermelho (CV) no estado.

Estão sendo cumpridos 51 mandados de busca e apreensão, principalmente no Complexo do Chapadão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, e em outras regiões do estado.

Até agora, quatro pessoas foram presas em flagrante. Em uma das ações, a polícia encontrou um fuzil, granadas, munições e coletes à prova de bala dentro de um carro. Em outro local, um ferro-velho, foram achados materiais metálicos suspeitos.

A operação visa prender um grupo ligado ao CV, que está envolvido no tráfico de drogas e na receptação de cargas e veículos roubados no Complexo do Chapadão. Além disso, eles também lavam dinheiro, tentando esconder o dinheiro obtido com crimes.

Os criminosos não atuam apenas no Complexo do Chapadão. Segundo a polícia, locais no município de Teresópolis são usados para guardar bens, apoiar financeiramente e organizar a movimentação do dinheiro ilegal.

Esta fase da operação busca reunir provas para prender todos os envolvidos na organização criminosa. A polícia afirmou que continuará investigando para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.

Essa operação integra a Operação Contenção, que em dezembro resultou na morte de 121 pessoas nos complexos da Penha e do Alemão. Essa foi a maior operação desse tipo no país e tem como objetivo impedir o crescimento do CV, prender seus membros, coletar novas provas, bloquear bens ilegais, além de apreender drogas, armas e desmanchar barricadas.

Veja Também