17.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/2024
--Publicidade--

Omicron pode causar mais reinfecções da Covid, dizem especialistas sul-africanos

Brasília
chuva forte
17.5 ° C
18.1 °
17.5 °
100 %
2.6kmh
75 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
22 °
ter
19 °

Em Brasília

Os cientistas alertam para a maior taxa de infecções repetidas, mas dizem que as vacinas parecem proteger contra doenças graves

Uma mulher recebe uma dose da vacina Covid em um centro em Soweto, na África do Sul. Fotografia: Denis Farrell / AP

A variante Omicron do Covid-19 parece estar infectando pessoas em uma taxa mais alta do que as cepas anteriores, disseram especialistas na África do Sul , enquanto as autoridades de saúde pública e cientistas de todo o mundo monitoram de perto os desenvolvimentos no país onde o Omicron foi identificado pela primeira vez.

Como a agência de saúde pública da UE alertou que o Omicron poderia causar mais da metade de todas as novas infecções por Covid na Europa nos próximos meses, surgiram evidências, no entanto, de que as vacinas ainda parecem oferecer proteção contra doenças graves.

“Acreditamos que a infecção anterior não oferece proteção contra o Omicron”, disse Anne von Gottberg, especialista do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul .

Em meados de novembro, a África do Sul noticiava cerca de 300 casos de Covid por dia. Na quarta-feira, foram registrados 8.561 novos casos, ante 4.373 no dia anterior e 2.273 na segunda-feira.

Descrevendo as primeiras pesquisas sobre a variante recém-surgida, von Gottberg disse que os médicos estavam vendo “um aumento nas reinfecções de Omicron [de Covid-19]”.

Ela disse: “Acreditamos que o número de casos aumentará exponencialmente em todas as províncias do país. Acreditamos que as vacinas ainda irão proteger contra doenças graves. As vacinas sempre serviram para proteger contra doenças graves, hospitalizações e morte. ”

Cientistas do mesmo instituto disseram que os dados iniciais sugerem que o Omicron pode provocar doenças menos graves do que as cepas anteriores.

Médicos na província de Gauteng disseram que os pacientes de Covid apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo tosse seca que pode ser tratada em casa.

Na terça-feira, o professor Salim Abdool Karim, do Centro para o Programa de Pesquisa da Aids da África do Sul, disse que as vacinas atuais ainda oferecem altos níveis de proteção contra hospitalização e morte.

O surgimento do Omicron levou a um aumento acentuado no número de pessoas que buscam vacinação em um país onde apenas 15% da população – 9 milhões de pessoas – recebeu duas doses.

A África do Sul relatou cerca de 3 milhões de infecções por Covid durante a pandemia e mais de 89.000 mortes, a maioria no continente africano.

Os primeiros casos da variante Omicron nos EUA e na Índia foram identificados na quarta-feira. Joe Biden deve iniciar uma campanha urgente para que os americanos tomem doses de reforço na quinta-feira, enquanto ele revela seus planos de inverno para combater o vírus.

 

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -