No regresso do saidão do Dia dos Pais, nove presos do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda, foram flagrados com 190 porções de maconha, crack, cocaína e roupinol no estômago, embalados em preservativos e plásticos.
Eles engoliram as drogas e pretendiam vendê-las dentro da cadeia. O grupo foi descoberto durante uma operação da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), que contou com o auxílio de um scanner corporal. Dos 105 detentos vistoriados, 12 eram suspeitos do carregamento ilegal e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).
Depois de comprovado o envolvimento dos nove, eles foram transportados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAn), onde tiveram os entorpecentes expelidos, antes de chegarem na 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), onde foram autuados por tráfico de drogas.
Apenas neste ano, 88 mulheres e 25 homens (113 pessoas) foram presas por esse crime em prisões do Distrito Federal. O número inclui detentos e visitantes.