As futuras pontes anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) têm como objetivo aliviar o trânsito na região leste do Distrito Federal, estando previstas com três faixas em cada sentido. Esta área inclui o Lago Sul, Paranoá, Tororó, Altiplano Leste, Jardim Botânico, São Sebastião, Itapoã e Jardins Mangueiral, locais que enfrentam congestionamentos intensos diariamente.
Ibaneis Rocha destacou que o leste do DF possui um grande potencial para desenvolvimento, mas que Brasília atualmente enfrenta sérios problemas de infraestrutura que precisam ser solucionados. O governo planeja investir cerca de R$ 1,8 bilhão para a execução dessas obras.
“Brasília não foi projetada para o futuro, mas sim com uma visão limitada ao passado, o que gerou dificuldades para os habitantes. Estamos pensando no futuro da cidade para as próximas décadas”, afirmou o governador.
Atualmente, o trânsito da região depende da Ponte JK e da Barragem do Paranoá, mas a primeira já está saturada pelo volume de veículos e a segunda não foi planejada para suportar tráfego intenso, sendo utilizada de modo improvisado.
Construção de Pontes e Corredores
A Secretaria de Obras será responsável pela construção de uma das pontes, que vai ligar a QI 28 do Lago Sul, próximo à Ermida Dom Bosco, até uma área situada entre a Academia de Tênis e o Clube de Golfe de Brasília. Esta ponte contará com três faixas, corredor exclusivo para ônibus, ciclovia e calçadas em ambos os sentidos.
O secretário de Obras, Valter Casimiro, destacou que a inclusão de corredores exclusivos para ônibus é uma meta do governador para todas as regiões do DF. A faixa destinada ao transporte coletivo será utilizada para uma linha de BRT (Bus Rapid Transit), atendendo a região.
O investimento estimado inicialmente é de R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 900 milhões para a ponte e R$ 400 milhões para acessos, viadutos e entroncamentos. O GDF negocia financiamento com instituições financeiras como BNDES e Banco do Brasil, com a expectativa de licitar as obras no segundo semestre de 2025.
Ponte na Barragem do Paranoá
A Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) será responsável pela construção da segunda ponte, que substituirá a passagem improvisada sobre a Barragem do Paranoá. Esta será edificada a cerca de 400 metros da barragem, na região seca sobre um córrego.
O presidente da Terracap, Izidio Santos, explicou que a ponte ligará o balão do Paranoá, perto da barragem, ao Altiplano, sem afetar áreas residenciais existentes. A ponte será composta por seis faixas no total, três em cada lado, além de ciclovia e calçadas.
O custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 500 milhões, utilizando recursos próprios da agência.
Integração e Impacto Ambiental
Izidio Santos ressaltou que a região é ideal para habitações unifamiliares e que o projeto das pontes está integrado a um novo sistema viário planejado para o entorno.
O projeto também levou em conta as questões ambientais para minimizar os impactos no meio ambiente. A Terracap pretende lançar o edital ainda em 2025.
“Todas as obras públicas do GDF passam por aprovação urbanística e licenciamento ambiental rigorosos para garantir segurança e sustentabilidade”, afirmou o presidente da Terracap.
Após o lançamento dos editais, a expectativa é que a construção das pontes seja concluída em um período de dois a três anos, proporcionando uma infraestrutura moderna e eficiente para o futuro de Brasília.