A Novacap informou que não tem equipe suficiente para fazer o serviço de poda de árvores no Distrito Federal porque os funcionários da empresa estão em greve desde o último dia 3. Segundo a companhia, a capital possui 700 árvores condenadas, que podem cair a qualquer momento.
A categoria pede reposição inflacionária de 10%. De acordo com o sindicato, 80% dos 2,2 mil servidores aderiram à paralisação.
Nesta quinta-feira (19), uma árvore caiu durante a madrugada e atingiu três carros na 405 Norte. O Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada. Ninguém ficou ferido. Segundo a Novacap, a árvore estava na lista das que deveriam ser cortadas.
De acordo com o diretor da Novacap Rômulo Ervilha, as árvores estão desgastadas porque foram plantadas há 40 anos. Ele diz que o número de servidores da empresa é praticamente o mesmo desde a época do plantio.
O diretor pediu aos moradores que avisem a companhia caso uma árvore apresente forte inclinação, presença de rachaduras ou multiplicação de fungos.
A companhia informou que existem 14 equipes de poda e erradicação, sendo seis da Novacap e oito de empresas terceirizadas. A paralisação não atingiu empregados de empresas que prestam serviço à companhia estatal. Segundo o diretor, os terceirizados não dão conta de toda a demanda do DF.