27.3 C
Brasília
terça-feira, 09/06/2026

Nova Secretaria de Governança Digital regula uso da tecnologia no DF

Brasília
nublado
27.3 ° C
27.3 °
27.3 °
42 %
3.9kmh
100 %
ter
25 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
19 °
sáb
27 °

Em Brasília

Na última sexta-feira (17), um decreto assinado pela governadora Celina Leão definiu oficialmente as responsabilidades da Secretaria de Governança Digital e Integração (SGDI) no Distrito Federal. A iniciativa visa trazer mais organização e eficiência à gestão de tecnologia e dados do governo local.

A secretaria, criada recentemente pelo Governo do Distrito Federal, assume o papel central na coordenação dos sistemas tecnológicos, definição de padrões e integração de dados, evitando duplicidades e promovendo o uso mais racional dos recursos públicos.

Além disso, a SGDI será responsável pela Autoridade Central de Dados do DF, supervisionando o uso das informações produzidas por órgãos governamentais, garantindo transparência e padronização.

Com a regulamentação, todos os projetos e contratações envolvendo tecnologia passarão por análise prévia da secretaria, o que deve assegurar maior alinhamento estratégico e controle.

Outra medida importante será a implementação de um ecossistema central de dados, promovendo a integração entre áreas essenciais como saúde, educação e segurança, o que contribuirá para decisões mais rápidas e políticas públicas mais eficazes.

A secretaria também incentiva a adoção de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, reforçando o compromisso com inovação e transparência nos processos.

Como parte da reestruturação, a antiga Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação foi extinta, e Clemilton Oliveira Rodrigues Junior foi nomeado para liderar a nova pasta.

Este avanço representa um passo significativo para a modernização do governo do Distrito Federal, potencializando o uso da tecnologia para melhorar os serviços oferecidos à população.

Veja Também