O Brasil enfrentará a partir desta quinta-feira (18/9) uma nova onda de calor, a sexta prevista para 2025. Apesar disso, nesta quarta-feira (17/9), regiões do centro-sul ainda terão chuvas isoladas devido a instabilidades, especialmente no litoral do Sudeste.
No Centro-Oeste, a combinação de umidade da Amazônia com altas temperaturas pode causar pancadas rápidas em diversas áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com possibilidade menor em Goiânia (GO) e no Distrito Federal, mas com baixos volumes.
Campo Grande (MS) já registra 37°C nesta quarta e a mesma temperatura é esperada para quinta; na sexta-feira, há previsão de chuva rápida que pode aliviar o calor. Em Cuiabá (MT), as temperaturas variam entre 24°C e 37°C nesta quarta, podendo atingir 38°C na quinta.
Áreas de instabilidade no Sudeste
No Sudeste, um sistema de baixa pressão no mar e áreas alongadas de baixa pressão podem provocar pancadas localizadas de chuva, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-sul de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte.
A capital mineira terá máxima de 30°C com chuva possível à tarde e à noite. No Rio de Janeiro, o dia terá sol com aumento de nuvens e chance de chuva passageira, com temperatura até 27°C. São Paulo terá muitas nuvens e possibilidade baixa de chuva, com máxima de 26°C. Vitória (ES) pode ter trovoadas e pancadas, com temperatura em torno de 29°C.
Previsão para o Sul
Porto Alegre (RS) terá temperaturas entre 15°C e 27°C nesta quarta, com tempo firme; quinta-feira deve ter 28°C e céu com nuvens; na sexta e sábado, há previsão de chuva, trovoadas e risco de volumes altos no RS, com máximas entre 28°C e 29°C.
Em Curitiba (PR), as temperaturas variam entre 24°C e 25°C de quarta a quinta, e a sexta chega a 24°C com muita nebulosidade; no sábado há previsão de chuva e temperatura de 27°C. Florianópolis (SC) terá pancadas de chuva na quarta, estabilidade na quinta e variação de nuvens entre sexta e sábado, com temperaturas entre 23°C e 27°C.
Condições no Norte e Nordeste
No Norte, áreas de instabilidade provocarão chuvas no Amazonas e em Roraima, sendo mais isoladas no Acre e Rondônia. Manaus pode alcançar 33°C com risco de chuva à tarde e noite, e Rio Branco terá máxima de 31°C com pancadas. Belém e Macapá terão tempo firme e temperatura de 33°C.
Na região Nordeste, a umidade favorece chuvas rápidas na faixa leste entre Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Salvador pode chegar a 29°C com chuva passageira, assim como Recife, com até 32°C. Maceió e Natal terão sol e chuva em alguns momentos, com máximas de 27°C e 29°C respectivamente. Já o interior permanece seco e quente; Teresina pode alcançar 36°C e Fortaleza terá 30°C sem previsão de chuva.
Detalhes da onda de calor
Segundo a Climatempo, uma massa de ar seco e quente irá se instalar sobre grande parte do Brasil, inibindo a formação de nuvens e mantendo o calor elevado. As temperaturas estarão 5°C a 8°C acima da média em áreas que vão do norte do Paraná ao sul do Maranhão, abrangendo Centro-Oeste, interior do Sudeste, assim como partes do Norte e Nordeste.
Uma onda de calor é caracterizada por temperaturas pelo menos 5°C acima da média durante cinco dias ou mais. No Centro-Oeste, Cuiabá e Campo Grande podem atingir 40°C, e Goiânia e Brasília ficarão entre 33°C e 35°C, com umidade do ar baixa, muitas vezes abaixo de 30%.
No Sudeste, o calor será intenso. No interior paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas, as máximas podem variar entre 37°C e 39°C. São Paulo terá até 33°C na sexta-feira; Belo Horizonte pode alcançar 31°C e o Rio de Janeiro deverá passar dos 32°C no final da semana.
No Norte, Palmas pode ultrapassar 40°C, e no sul do Maranhão e oeste da Bahia, temperaturas também serão elevadas. No Nordeste, o interior sentirá o calor mais forte, especialmente no Piauí e oeste da Bahia, onde as temperaturas podem alcançar entre 36°C e 38°C, com sensação térmica ainda maior.
No Sul, o calor será mais restrito ao norte do Paraná, mas Curitiba também terá dias quentes, com temperaturas entre 27°C e 29°C.