São Paulo, 23 – O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou uma solicitação para que o tribunal apure a legalidade dos contratos de aluguel de carros de luxo pelo Senado Federal.
O pedido foi feito pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, que destacou um novo acordo com a empresa Quality Aluguel de Veículos para locação de 79 SUVs, no valor de R$ 796,5 mil, acima do contrato anterior de R$ 377,8 mil. As informações são da CNN Brasil.
Os carros são de alto padrão, com teto solar, motor turbo e tecnologia avançada. Para Furtado, o dinheiro público deve ser usado para o benefício da sociedade, principalmente em tempos de restrição orçamentária.
“O Senado está alugando carros em uma época de restrição financeira, quando é necessário priorizar gastos que tragam benefícios reais para a população”, afirmou o subprocurador.
“Decisões importantes assim precisam ser discutidas e justificadas, garantindo que cada centavo gasto contribua para o bem coletivo”, acrescentou.
Furtado também destacou que os recursos públicos devem ser aplicados com base em critérios técnicos, atendendo as necessidades da população.
O Ministério Público pediu que o TCU verifique possíveis irregularidades no aluguel desses veículos, avalie a real necessidade dos carros de luxo e analise as justificativas técnicas, verificando se o aluguel é mais vantajoso que a compra.
Se forem encontradas irregularidades, o subprocurador-geral solicitou que o TCU abra uma tomada de contas especial para identificar os responsáveis e encaminhe o caso ao presidente do Senado.
