Exame tinha objetivo de avaliar efeitos de um novo analgésico; outras cinco pessoas seguem hospitalizadas
Um dos seis pacientes que estavam internados depois de participar de um teste clínico para um novo medicamento na cidade francesa de Rennes morreu neste domingo, informou o hospital onde ele estava internado, o CHU Rennes. “O paciente em estado de morte cerebral morreu ao meio dia”, disse o centro médico em comunicado, que relatou ainda que “a condição de saúde dos outros cinco pacientes hospitalizados continua sendo estável”.
Dos cinco pacientes, quatro apresentaram problemas neurológicos, cuja gravidade não foi especificada. O quinto ainda não apresentou sintomas. Os outros 84 voluntários expostos ao medicamento já foram contatados, de acordo com o hospital. Desse grupo, dez foram atendidos e examinados no sábado à tarde no mesmo centro médico. Posteriormente, o centro disse que “as anormalidades clínicas e radiológicas presentes nos pacientes hospitalizados não foram encontradas nesses dez voluntários”.
O teste, que tinha como objetivo pesquisar os efeitos de um novo analgésico, estava sendo conduzido pela Biotrial, um laboratório privado implantado em Rennes reconhecido pelas autoridades locais. O medicamento foi desenvolvido pelo grupo farmacêutico português Bial.