27.5 C
Brasília
segunda-feira, 16/02/2026

Ministério da Mulher lança campanha contra violência no carnaval do Rio

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.8 °
27.5 °
51 %
5.7kmh
40 %
seg
31 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
25 °
sex
24 °

Em Brasília

O Ministério da Mulher começará neste domingo (15) a campanha “Se liga ou eu ligo 180” para alertar sobre a violência contra mulheres durante o carnaval no Rio de Janeiro. A ação acontecerá até terça-feira (17) em vários pontos importantes da cidade, incluindo blocos no Circuito Preta Gil, Fanfest de Copacabana, Aterro do Flamengo, Parque Realengo, e desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze, além de outros locais na Estrada Intendente Magalhães.

Equipes irão informar foliãs e foliões sobre os diferentes tipos de violência e disponibilizar canais para denúncias, além de distribuir brindes como pulseiras, ventarolas, viseiras, fitas, adesivos e tatuagens temporárias. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a importância dessa ação para proteger as mulheres durante as festas, ampliando a atuação para outras capitais e cidades com grandes públicos.

Esta campanha também será realizada em outros estados, como Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins, através do trabalho conjunto das secretarias de políticas para as mulheres em estados e municípios.

O serviço Ligue 180, que é gratuito e confidencial, funciona 24 horas por dia e permite fazer denúncias de forma anônima de qualquer lugar do Brasil, inclusive pelo chat no WhatsApp (61) 9610-0180.

Além dessa ação, o Ministério fez parcerias com a Caixa Econômica Federal para divulgar mensagens contra o assédio em bilhetes de lotéricas, e também com a Polícia Rodoviária Federal e empresas responsáveis por rodovias para aumentar a conscientização nas estradas. Outras campanhas do Governo Federal incluem “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, do Ministério da Igualdade Racial, e “Pule, Brinque e Cuide”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que combate o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Veja Também