22.5 C
Brasília
segunda-feira, 30/03/2026

Mercados caem forte na Ásia por causa da guerra no Oriente Médio

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
22.5 °
68 %
3.1kmh
0 %
seg
28 °
ter
25 °
qua
25 °
qui
24 °
sex
24 °

Em Brasília

Os mercados de ações na Ásia tiveram quedas significativas nesta quarta-feira, 4, devido aos impactos da guerra no Oriente Médio.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, terminou o dia com uma queda de 11,5%, atingindo 5.127,28 pontos. As negociações chegaram a ser pausadas temporariamente quando as perdas ultrapassaram 8%. As ações da Samsung foram as que mais caíram, com uma perda de 9,1%.

A economia da Coreia do Sul depende muito do petróleo do Golfo Pérsico e do comércio externo, ambos diretamente afetados pelo fechamento do Estreito de Ormuz, no Irã.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou com uma queda de 3,6%, aos 54.245,54 pontos, a maior perda diária desde abril de 2025. Assim como a Coreia do Sul, o Japão também depende muito da importação de petróleo e gás natural do Oriente Médio.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,9%; em Xangai, o índice composto recuou 1,2%; e em Taiwan, o índice Taiex teve uma perda de 4,4%.

Fonte: Associated Press.

Estadão Conteúdo

Veja Também