24.6 C
Brasília
sexta-feira, 05/09/2025

Economia brasileira cresce 0,2% em abril, mostra IBC-Br

Brasília
céu limpo
24.6 ° C
27 °
24.5 °
45 %
4.6kmh
0 %
sex
32 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
32 °

Em Brasília

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) revelou que a economia do Brasil cresceu 0,2% em abril em relação ao mês anterior, conforme divulgado pelo Banco Central (BC) no dia 16 de junho.

Apesar do crescimento, o ritmo desacelerou em abril, depois do aumento de 0,8% registrado em março. No acumulado do trimestre, o indicador mostra uma alta de 1,8%.

Para a análise, o BC realizou um ajuste sazonal, método que elimina as variações temporais da série histórica para comparar períodos distintos, neste caso, abril de 2024 em comparação ao ano anterior.

O que é o IBC-Br e sua importância

O IBC-Br é considerado um termômetro adiantado do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ele integra estimativas de crescimento dos setores agropecuário, industrial e de serviços, permitindo avaliações com ajustes sazonais para facilitar comparações temporais.

Essa métrica é uma das referências usadas pelo Banco Central para determinar a política da taxa básica de juros, a Selic.

Contextualização do PIB

O PIB representa o valor total dos bens e serviços finais produzidos em uma nação. Um aumento no PIB indica expansão econômica, enquanto uma retração representa uma redução na produção do país.

Desempenho dos setores produtivos

No mês em análise, a indústria e a agropecuária foram os setores que apresentaram pior desempenho, com quedas de 1,1% e 0,9%, respectivamente. Somente o setor de serviços teve um leve crescimento de 0,4%.

Previsão para o PIB em 2025

Especialistas econômicos alertam para uma desaceleração da economia brasileira este ano, devido a juros elevados e ao atual nível da inflação, fatores que continuam desafiando o governo do presidente Lula (PT).

O Banco Central estima que a economia brasileira crescerá 1,9% em 2024. Já os analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus do BC, projetam um crescimento do PIB de 2,20% em 2025 e de 1,83% em 2026.

Veja Também