21.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/12/2025

Medicamento e alergia: saiba como se proteger

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
20.4 °
84 %
3.1kmh
75 %
seg
24 °
ter
21 °
qua
23 °
qui
20 °
sex
19 °

Em Brasília

O alergologista do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Vítor Pinheiro, informa que aproximadamente 7% das pessoas têm alergia a algum medicamento. Segundo o Registro Brasileiro de Anafilaxia, no último ano, 32,4% das reações alérgicas graves foram causadas por remédios, mostrando a importância do tema.

O dia 14 de dezembro, Dia do Alergista, lembra a importância desses profissionais no cuidado diário, principalmente quando a automedicação e a falta de conhecimento ainda colocam vidas em risco.

O que é alergia a medicamentos?

Vítor Pinheiro explica que alergia a medicamentos são reações inesperadas que podem surgir mesmo que o remédio seja usado corretamente. Remédios comuns, como antibióticos e anti-inflamatórios, podem causar coceira, vermelhidão e inchaço, além de problemas respiratórios, digestivos, cardíacos e até neurológicos.

Pessoas que já tiveram alergia têm mais chance de ter reações com outros medicamentos. Usar vários remédios ao mesmo tempo aumenta o risco de efeitos indesejados.

Medicamentos que mais causam alergias

  • Antibióticos: penicilinas, sulfonamidas e macrolídeos;
  • Anti-inflamatórios não esteroidais: dipirona, paracetamol e aspirina;
  • Remédios para câncer (quimioterapia);
  • Anestésicos.

Como é feito o diagnóstico?

A avaliação começa com análise dos sintomas e do histórico do paciente, identificando os remédios suspeitos e o tipo de reação. Em seguida, são feitos exames complementares.

Teste na pele é o principal método para detectar alergia, mas às vezes é preciso um teste de provocação para confirmar qual medicamento causou a reação e indicar alternativas seguras. Esses exames devem ser feitos por especialistas em centros adequados.

Os testes ajudam a identificar o componente que causou a alergia e evitam que o paciente seja exposto novamente ao mesmo problema.

Vítor Pinheiro destaca que reconhecer e informar a alergia é fundamental. Em caso de suspeita, guarde as embalagens dos remédios, fotografe as reações, anote quando começaram e quanto duraram os sintomas e leve essas informações ao médico. Informar amigos e familiares é importante pois pode salvar vidas em uma emergência.

Fique atento

Se você ou alguém da família já teve reação após usar um remédio, consulte um alergologista. Só ele pode avaliar os riscos e indicar os testes corretos.

Quando a alergia é confirmada, nunca use remédios sem orientação. A alergia a determinado medicamento dura para a vida toda. Portanto, é vital evitar produtos com o mesmo princípio ativo, seja em forma de creme, colírio, comprimido, solução ou injeção. Informe sempre sua condição aos profissionais de saúde para garantir um tratamento seguro e evitar reações graves.

*Informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Veja Também