Lucas Leite
Folharess
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (Mec), divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Aproximadamente 3,4 milhões de estudantes participaram das provas nos dois dias de aplicação.
Os candidatos já podem conferir suas notas na redação e nas quatro áreas de conhecimento: linguagens (que inclui português, inglês ou espanhol, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia), ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática.
Para facilitar, segue um resumo com perguntas e respostas sobre como acessar e utilizar as notas do Enem 2025:
Como verificar a nota do Enem 2025?
O participante deve acessar a página do participante no site do Inep. Após fazer o login com a conta do Gov.br, poderá visualizar as notas obtidas em cada área e na redação.
Quem fez o Enem como treineiro pode consultar as notas?
Não ainda. Os estudantes que participaram do Enem 2025 como treineiros — aqueles que ainda não finalizaram o ensino médio — terão os resultados divulgados em outra data.
Para que as notas do Enem 2025 podem ser usadas?
As notas servem para entrar em programas do governo federal. Um exemplo é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas com base no resultado do exame.
Outro programa é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que ajuda a pagar mensalidades em instituições privadas, com pagamento iniciado após formar-se, com valores proporcionais à renda.
Também é possível usar as notas no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda em faculdades privadas.
Quando são as inscrições para Sisu e Prouni?
As inscrições para o Sisu 2026 acontecem de 19 a 23 de janeiro. Este ano, o Sisu vai considerar a melhor nota do candidato entre as três últimas edições do Enem.
Calendário do Sisu 2026
- Inscrição: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
- Matrícula da chamada regular: 2 de fevereiro
- Lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- Convocação dos candidatos da lista de espera: 11 de fevereiro
Já as inscrições para o Prouni no 1º semestre de 2026 começam em 26 de janeiro e vão até 29 de janeiro às 23h59.
Calendário do Prouni 2026 – 1º semestre
- Inscrição: 26 a 29 de janeiro
- Primeira chamada dos aprovados: 3 de fevereiro
- Segunda chamada dos aprovados: 2 de março
- Inscrição para lista de espera: 25 e 26 de março
- Resultado da lista de espera: 31 de março
