Mais de 4 mil mulheres em situação difícil já receberam atendimento gratuito de saúde bucal pelo programa Saúde Mais Perto do Cidadão — Restaurando Sorrisos. Desde março deste ano, mais de 27,8 mil procedimentos foram feitos em regiões como Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Planaltina, onde o serviço móvel está disponível atualmente.
O programa é realizado pelo Governo do Distrito Federal, pela Secretaria de Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde). O valor investido é de 8 milhões de reais, financiado por uma emenda parlamentar do deputado federal Rafael Prudente.
Segundo o secretário da Saúde, Juracy Lacerda, o projeto tem como missão devolver a dignidade e a autoestima para quem mais precisa. Ele reforça que o objetivo principal é acolher e abrir portas para a reconstrução da vida dessas mulheres.
Em Planaltina, os atendimentos começaram em agosto e vão até 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na administração regional da cidade.
As mulheres podem realizar desde consultas e limpezas até tratamentos mais complexos, como canal e próteses dentárias. Quando algum tratamento não pode ser feito na unidade móvel, a paciente é encaminhada para outras opções pelo sistema de regulação da Secretaria de Saúde, explica a coordenadora do programa, a dentista especializada em prótese, Thamires Milena Brandão.
“Elas saem daqui revigoradas, dá para ver no olhar delas que aquilo ali é algo que elas não conseguem pagar por fora. Faz com que elas possam voltar para o mercado de trabalho, voltar a ter uma vida social melhor, a sorrir melhor, coisas que não conseguiam fazer antes”, destaca Thamires.
Um exemplo é Maria Conceição Nascimento, de 52 anos, que quando soube do programa se inscreveu rapidamente. Ela já realizou uma limpeza dental e tem outros procedimentos agendados. “É bom porque eu não estava podendo pagar agora e acho que vai deixar meu sorriso mais bonito”, relata a dona de casa.
A aposentada Margarida Pereira Sales, 72 anos, também recebe os benefícios do programa. Moradora de Planaltina, ela já fez a limpeza e receberá uma prótese dentária. “Tenho um dente que quebrou, mas não pude consertar porque cancelei o convênio por não conseguir pagar mais. Agora vai dar certo”, afirma. Ela elogia a ação, dizendo que é uma bênção para muitas mulheres que não podiam sorrir com confiança.
Como participar
Para poder participar, é preciso morar no Distrito Federal, ter 18 anos ou mais, estar inscrita no CadÚnico e apresentar documentos como identidade, CPF e cartão do SUS. A inscrição é feita pessoalmente, das 9h às 16h, e as consultas são confirmadas por telefone ou mensagem via WhatsApp.
A unidade móvel conta com quatro consultórios que realizam desde procedimentos básicos até tratamentos avançados. A equipe é formada por cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares e assistentes sociais.
Informações fornecidas pela Agência Brasília
