O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assegurou que a situação na Ucrânia levou a uma guerra que visa destruir a Rússia.
“A guerra na Ucrânia é uma guerra mundial […] uma guerra para destruir a Rússia”, disse Maduro durante entrevista ao meio de comunicação libanês Al Mayadeen.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro, alegando que as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL), reconhecidas por Moscou três dias antes como Estados soberanos, precisavam de ajuda diante da agressão de Kiev.
Durante a operação militar especial, vários países estabeleceram sanções contra Moscou, que vão desde a desconexão parcial da Rússia do sistema SWIFT – plataforma que conecta o sistema financeiro internacional, o fechamento de espaço aéreo para companhias aéreas russas e a paralisação de reservas internacionais do Banco Central da Rússia.
Um dos objetivos fundamentais da operação, segundo o presidente russo Vladimir Putin, é “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia.