O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou uma visita oficial à Indonésia nesta quinta-feira (23). Ele já está em Jacarta, onde será recebido pelo presidente do país, Prabowo Subianto, para fortalecer a parceria bilateral e discutir assuntos regionais e internacionais.
A recepção oficial ocorreu na manhã local, considerando o fuso horário de Jacarta, que é 10 horas à frente do horário de Brasília. Na pauta da visita, estão acordos de cooperação em áreas como ciência, tecnologia, inovação, energia, recursos minerais, saúde e estatísticas.
Brasil e Indonésia firmaram, em 2008, uma Parceria Estratégica, a primeira do Brasil no Sudeste Asiático, que vem crescendo em setores como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Em 2024, o comércio entre os países alcançou um recorde de US$ 6,3 bilhões, com um superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões.
A agenda do presidente inclui também o Fórum Econômico Brasil-Indonésia, onde empresários dos dois países debaterão oportunidades e cooperação.
Lula busca estreitar as relações políticas com os países asiáticos e expandir o comércio brasileiro, focando em um mercado de cerca de 680 milhões de pessoas. A viagem à Indonésia é uma resposta à visita oficial recente de Prabowo Subianto ao Brasil, em julho, após a 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (24), Lula terá um encontro com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn, na sede da organização em Jacarta.
Pela tarde, seguirá para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da cúpula da Asean e do encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Existe a possibilidade de encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embora isso ainda não esteja confirmado.
O Brasil é o único país da América Latina com Parceria de Diálogo Setorial com a Asean, promovendo cooperação política e multissetorial.
Informações baseadas na Agência Brasil