Michele Oliveira
Roma, Itália (Folhapress)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na manhã deste domingo (12) em Roma. Na segunda-feira (13), ele terá uma audiência com o papa Leão 14 e participará de atividades na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, o presidente desembarcou na capital italiana pouco depois das 10h (5h no horário de Brasília) e foi direto para a Embaixada do Brasil, localizada na praça Navona, onde ficará hospedado.
O compromisso inicial será o encontro oficial com o papa, agendado para as 8h15 (3h15 em Brasília).
Este será o primeiro encontro entre eles desde que Robert Prevost, americano, assumiu em maio.
Desde que iniciou seu primeiro mandato em 2003, esta é a terceira vez que Lula é recebido como presidente pelo papa no Vaticano. Antes, encontrou-se com os papas Bento 16, em 2008, e Francisco, em 2023. Também participou dos funerais dos papas João Paulo 2o, em 2005, e Francisco, recentemente em abril. Na posse do papa Leão 14, em maio, o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
À tarde, o presidente estará na sede da FAO, que celebra 80 anos, para o início do Fórum Mundial da Alimentação. Também está prevista uma reunião sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa do Brasil lançada no G20 no Rio, no ano passado.
Não está previsto encontro entre o presidente e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Lula deve retornar ao Brasil ainda na segunda-feira.
A comitiva presidencial inclui os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).