23.5 C
Brasília
segunda-feira, 13/10/2025

Lula diz na Itália que não lembra de Zambelli e que ela pagará pelo que fez

Brasília
trovoada
23.5 ° C
24.8 °
23.5 °
57 %
5.1kmh
75 %
ter
30 °
qua
32 °
qui
33 °
sex
33 °
sáb
28 °

Em Brasília

São Paulo, 13 – Durante sua visita à Itália nesta segunda-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não lembrava do nome da deputada federal Carla Zambelli, que está detida naquele país.

“Eu não lembrava desse nome. Se você não tivesse perguntado, eu nem saberia se ela estava aqui ou não. Para mim, ela é uma pessoa que não merece respeito de quem valoriza a democracia”, disse Lula em conversa com jornalistas pela manhã.

O presidente também teve um encontro com o Papa Leão XVI durante a viagem.

Após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça em associação com o hacker Walter Delgatti, a deputada Carla Zambelli deixou o Brasil e está na Itália.

Com a condenação, Zambelli está inelegível por oito anos e perdeu automaticamente o mandato parlamentar.

Quando saiu do país, ela pediu licença de 120 dias na Câmara, alegando problemas de saúde, mas o período foi prorrogado e, desde 2 de outubro, acumula faltas nas sessões legislativas.

No evento na Itália, Lula lembrou que a deputada “vai pagar pelo que fez”, seja aqui no Brasil ou na Itália, e que a Justiça cuidará do caso.

Carla Zambelli saiu do Brasil em maio pela fronteira com a Argentina sem controle migratório. De lá, viajou para a Flórida e depois para a Itália, confiando que sua cidadania italiana a protegeria.

No mesmo dia em que chegou à Itália, seu nome entrou na lista de difusão da Interpol. O Supremo Tribunal Federal pediu sua extradição e aguarda a decisão da Justiça italiana.

Veja Também