Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara dos Deputados, revelou que a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, não conseguiu se comunicar com o presidente da Câmara, Hugo Motta, depois que ele anunciou no X a inclusão do projeto que anula as mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na pauta.
Segundo Lindbergh, a decisão de Motta surpreendeu o governo federal, especialmente após encontros realizados entre o presidente da Câmara, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O deputado enfatizou que Motta está cometendo um erro grave, que resultará em bloqueio imediato de R$ 12 bilhões, já que a oposição busca retirar recursos do Planalto.
“É uma tentativa de restringir o governo do presidente Lula. Não é hora de antecipar as eleições de 2026”, afirmou Lindbergh. “Estão tentando enviar uma mensagem negativa para o país.”
Ele acrescentou que interesses de setores econômicos influenciaram essa mudança contra o Executivo.
O parlamentar comentou ainda que na sexta-feira, 27, será realizada uma audiência pública sobre emendas parlamentares, convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.
Lindbergh alertou que, se ocorrer um corte adicional de R$ 12 bilhões neste ano, programas sociais serão impactados. Ele defendeu a cobrança de impostos maiores dos mais ricos, especificamente do 0,01% da população brasileira que tem rendimentos elevados.
“Esperamos uma mudança de rumo, pois todos sairão prejudicados. Estamos dispostos a debater cortes de despesas”, finalizou o deputado.