17.6 C
Brasília
sábado, 10/01/2026

Líder do Irã garante que não vai ceder mesmo com os protestos

Brasília
nublado
17.6 ° C
17.8 °
17.6 °
96 %
2kmh
94 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
25 °
ter
27 °
qua
21 °

Em Brasília

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, afirmou na sexta-feira (9/1) que o governo não irá recuar apesar das manifestações que ocorrem no país pelo décimo terceiro dia consecutivo, iniciadas no final de 2025.

Khamenei declarou que os distúrbios recentes são causados por supostos “sabotadores”, que estariam buscando apoio do presidente americano e esperando sua intervenção.

Ele enfatizou: “Todos devem saber que a República Islâmica do Irã, fundada com o sacrifício de centenas de milhares de pessoas honradas, não recuará diante daqueles que causam destruição.”

Esta série de protestos representa a maior onda desde 2022, com 36 mortes registradas até o momento, entre manifestantes e agentes de segurança, segundo dados da Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (HRANA).

Na quinta-feira (8/1), o Irã passou por um blackout na internet, deixando o país quase incomunicável com o restante do mundo, conforme monitoramento da plataforma NetBlocks.

Os protestos concentram-se principalmente nas dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, agravadas por sanções estrangeiras vigentes desde a revolução de 1979.

Em resposta à repressão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou uma possível intervenção militar caso haja mortes de civis durante as manifestações.

Veja Também