Aiatolá Mojtaba Khamenei, líder supremo do Irã, ordenou que as Forças Armadas do país estejam preparadas para responder a qualquer ataque dos Estados Unidos sem limitações geográficas. A declaração foi divulgada pela mídia estatal iraniana no sábado, 31 de outubro.
Durante uma reunião com comandantes militares iranianos, Khamenei solicitou a atualização do banco de dados com possíveis alvos militares para garantir que todas as instalações importantes dos EUA estejam ao alcance das forças iranianas.
Essa decisão ocorre em um momento de tensão, com notícias nos Estados Unidos sobre a possibilidade de retomada de ataques contra o Irã após as eleições de meio de mandato do país. Essas eleições podem afetar o equilíbrio político no Congresso americano.
Em abril deste ano, Irã e Estados Unidos firmaram um cessar-fogo, estendido em junho com um acordo que permitiu o início de negociações de paz. No entanto, os ataques americanos ao território iraniano, ocorridos em julho e agosto, romperam esse acordo. Desde então, não houve novas operações militares, apesar de alguns incidentes no Estreito de Ormuz.

