17.6 C
Brasília
sábado, 10/01/2026

Líder do Irã afirma que não vai ceder diante dos protestos

Brasília
nublado
17.6 ° C
17.8 °
17.6 °
96 %
2kmh
94 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
25 °
ter
27 °
qua
21 °

Em Brasília

Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, declarou nesta sexta-feira (9/1) que não irá ceder frente à onda de manifestações que ocorre pelo 13º dia consecutivo no país. Este pronunciamento marca sua primeira posição oficial desde o início dos protestos no final de 2025.

Os manifestantes têm como principais reivindicações a crítica situação econômica do Irã, fortemente afetada por sanções internacionais desde a Revolução Islâmica de 1979.

Khamenei afirmou que a atual instabilidade é causada por supostos sabotadores que, segundo ele, estariam tentando agradar o presidente dos Estados Unidos e esperando uma intervenção externa.

O líder enfatizou que a República Islâmica foi fundada com o sacrifício de muitas pessoas e que não recuará diante daqueles que promovem a destruição.

Na quinta-feira (8/1), o país sofreu um apagão na internet, deixando praticamente inacessíveis todos os sites iranianos, conforme monitoramento da plataforma NetBlocks.

Devido à repressão dos protestos, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou uma possível intervenção caso haja mortes de civis. Os protestos atuais são os maiores desde 2022 e já resultaram em 36 mortes, segundo dados da Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (HRANA), que contabiliza 34 manifestantes e 2 agentes de segurança entre as vítimas fatais.

Veja Também