O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, no Diário Oficial do Distrito Federal, o calendário para pagamento da taxa de licenciamento anual dos veículos registrados no DF para o ano de 2026. O vencimento ocorre entre os dias 23 e 27 de fevereiro, conforme o número final da placa do veículo.
A taxa, que inclui a atualização cadastral e a renovação do licenciamento, já vem junto com o boleto do IPVA, enviado via Correios para o endereço cadastrado do proprietário.
Os veículos isentos do IPVA, como os com mais de 15 anos, não recebem esse boleto pelo correio. Nestes casos, o dono deve emitir a taxa no aplicativo Detran-DF Digital ou no Portal de Serviços. Também é possível retirar o boleto nos postos do Detran ou do Na Hora, lembrando que o atendimento no Na Hora é por ordem de chegada, e no Detran é mediante agendamento.
O valor da taxa de licenciamento é fixado em R$ 106,26 para todos os tipos de veículos registrados no DF. O pagamento pode ser feito em instituições bancárias credenciadas como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Bradesco e Sicoob, além das casas lotéricas, seguindo as orientações do boleto.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o pagamento da taxa de licenciamento, junto ao IPVA e eventuais multas ou débitos, é obrigatório para a regularização do veículo. Após quitar todas as pendências, o proprietário pode emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e) pelo Portal de Serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran-DF Digital.
O Detran-DF reforça que não envia boletos de licenciamento por e-mail e alerta para o cuidado com possíveis golpes envolvendo boletos falsos.
*Informações fornecidas pelo Detran-DF
