27.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/12/2025

Jovem escapa de cobra jararaca em parque

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
57 %
5.7kmh
40 %
qui
28 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
20 °

Em Brasília

Um jovem de 20 anos foi levado ao Hospital Mário Pinotti, em Belém (PA), após sofrer uma picada de cobra jararaca dentro do Parque Estadual do Utinga em 10 de novembro. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

Conforme dados da Sesma, o rapaz chegou ao hospital aproximadamente 20 minutos após o incidente, o que possibilitou o rápido atendimento. No pronto-socorro, foram seguidos todos os protocolos para casos de acidentes com animais peçonhentos, incluindo a administração imediata da dose apropriada do soro antiofídico.

A Secretaria de Saúde informou que o jovem já saiu do estado crítico, mantendo-se estável, fazendo uso de antibióticos e sendo monitorado pela equipe médica do Hospital Mário Pinotti. Um cirurgião vascular está avaliando constantemente o membro atingido para prevenir complicações na circulação e diminuir o risco de amputação, especialmente por causa de sinais de síndrome compartimental, característica comum em acidentes com jararacas.

Atendimento inicial e circunstâncias do acidente

O jovem está registrado no Sistema Municipal de Regulação para possibilitar transferência e acompanhamento hospitalar se necessário. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão do Parque Estadual do Utinga, informou que os primeiros socorros foram prestados ainda no parque.

Após a limpeza do ferimento, o rapaz foi aconselhado a se dirigir rapidamente ao Pronto-Socorro da 14 de Março, referência no tratamento com soro antiofídico. O acidente ocorreu não em trilha, mas na via principal do parque. Segundo o Ideflor-Bio, o jovem teria entrado em área de mata fechada não autorizada para urinar quando foi surpreendido pela serpente.

O instituto reforça que a presença de animais silvestres, incluindo cobras, é comum em unidades de conservação. Por isso, é recomendado que os visitantes permaneçam nas áreas permitidas e fiquem atentos durante a circulação no parque.

As autoridades de saúde e a administração do parque seguem monitorando o caso para garantir a segurança e o cuidado necessários.

Veja Também