27.9 C
Brasília
segunda-feira, 20/04/2026

JD Vance vai ao Paquistão para tratar com Irã, diz Trump

Brasília
nublado
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
48 %
2.2kmh
86 %
seg
29 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
27 °

Em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20/4) que o vice-presidente JD Vance viajou para Islamabad, capital do Paquistão, onde participará de negociações com o Irã.

Segundo Trump, a chegada da delegação está prevista para a noite no horário local de Islamabad.

Além de JD Vance, a comitiva norte-americana conta com o enviado especial para assuntos do Oriente Médio, Steve Witkoff, e o conselheiro Jared Kushner. O presidente dos EUA afirmou que está aberto a se reunir com lideranças iranianas, indicando a possibilidade de um encontro.

Por outro lado, o Irã manifestou dúvidas sobre essa nova rodada de negociações no Paquistão. Isso ocorre após o sequestro de um navio cargueiro iraniano pela Marinha dos Estados Unidos. O Comando Central dos EUA informou que o navio iraniano M/V Touska desobedeceu ordens para dar meia-volta e tentou passar pelo bloqueio marítimo dos EUA no Mar Arábico e Golfo de Omã, motivo pelo qual foi interceptado.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, declarou que o sequestro do navio é uma clara violação do cessar-fogo e colocou em dúvida a realização de uma nova rodada de negociações diplomáticas entre os dois países.

Em entrevista à imprensa, Esmaeil Baqaei afirmou que “não há planos para uma próxima rodada de negociações e nenhuma decisão foi tomada nesse sentido”.

Veja Também