Autoridade diz que muitos erros foram cometidos na administração de Benjamin Netanyahu e do ex-presidente Donald Trump
O Ministro das Relações Exteriores de Israel expressou ao chefe da diplomacia dos Estados Unidos as “sérias reservas” de seu país a respeito das negociações com o Irã sobre o acordo nuclear, durante um encontro neste domingo em Roma.
“Israel tem sérias reservas sobre o acordo nuclear do Irã que está sendo elaborado em Viena. Acreditamos que a forma de discutir estas divergências é por meio de conversas diretas e profissionais, não em entrevista coletivas”, afirmou Yair Lapid a Antony Blinken.
Lapid também afirmou que durante os “últimos anos foram cometidos erros” na relação bilateral entre a administração do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ex-presidente Donald Trump.
“Vamos consertar os erros juntos”, disse o chefe da diplomacia israelense.
Lapid, idealizador da coalizão heterogênea que afastou Netanyahu do poder e futuro primeiro-ministro, segundo um acordo de governo, viajou a Roma para reunir-se com Blinken, que encerra na Itália uma viagem europeia que também passou por Alemanha e França.
Os dois examinarão, além das negociações para restabelecer o acordo de Viena de 2015 sobre a capacidade nuclear do Irã, a preservação do frágil cessar-fogo em Gaza após a recente guerra de 11 dias entre Israel e o movimento palestino Hamas.